Riffel investe pesado e dá benefícios para home-office de seus colaboradores

Com ajuda no valor mensal pago de internet, ressarcimento de valor gasto no consumo de energia elétrica com equipamentos de trabalho, iluminação e ar-condicionado e até a escolha de móveis novos para escritório, Riffel investe pesado na migração completa para o home-office.

Riffel-Home-Office-02

Com ajuda no valor mensal pago de internet, ressarcimento de valor gasto no consumo de energia elétrica com equipamentos de trabalho, iluminação e ar-condicionado e até a escolha de móveis novos para escritório, Riffel investe pesado na migração completa para o home-office.

Advertisement

A empresa informa que investiu quase 80% do orçamento em inovação tecnológica para que a migração fosse possível, o que faz da empresa de Blumenau, Santa Catarina, uma referência no tratamento e adaptação de seus colaboradores devido aos efeitos da pandemia.

Duas horas a mais de tempo livre no dia. Almoço com a família. Um apoio para pagar a conta de luz e a internet. Maior qualidade de vida, menor exposição a risco sanitário. Para os funcionários da Riffel, esta é a nova realidade.

Riffel-Home-Office-01

Riffel investe para migrar ao home-office

As mudanças feitas pela empresa fazem parte de um robusto programa de migração do trabalho presencial para o remoto, concluído em março, e são consequência da ampliação dos investimentos para manter a equipe atuando na segurança de casa.

Um ano após a pandemia de Covid-19 atingir oficialmente o Brasil, a empresa está aplicando quase 80% do orçamento destinado a inovação tecnológica em 2021 para espelhar as estações de trabalho da sede da companhia nas residências de cada colaborador.

A estratégia consiste em proporcionar as melhores condições operacionais para a realização do trabalho remoto de modo seguro e confortável.

Riffel-Home-Office-02

O processo, que abrange 100% do efetivo da empresa, incluindo até mesmo a categoria Menor Aprendiz, entrou em desenvolvimento logo que a infecção pelo novo Coronavírus eclodiu no país, em meados de março de 2020.

Após observar as inúmeras idas e vindas ao longo do ano, tendo que suspender ou aplicar diferente modelos de funcionamento da empresa de acordo com os protocolos de saúde vigentes, os executivos da Riffel perceberam que o melhor caminho seria migrar oficialmente para a modalidade home-office.

Hoje, a empresa adota o sistema híbrido: nas segundas e terças-feiras, todos comparecem presencialmente ao mesmo prédio, que continua com a infraestrutura física e aluguel pago, enquanto que no restante do tempo, cumprem suas tarefas em ambiente doméstico.

“Entendemos que as funções que não dependem exclusivamente de contato pessoal podem ser executadas a distância. Entretanto, entendemos também que o contato humano periódico é fundamental. Assim, preferimos o modelo híbrido. Sempre observando as condições sanitárias, evidentemente. Acreditamos que mantendo esta proximidade, manteremos também o espírito de equipe a cultura corporativa, marcas registradas da nossa empresa. Tarefas que são mais produtivas presencialmente, podem ser realizadas desta forma. E vale a recíproca no caso remoto, como questões mais analíticas, por exemplo, cuja execução pode se beneficiar de ambiente mais isolado”, explica o diretor administrativo-financeiro da Riffel, Adilson Eufrázio.

Riffel-Home-Office-03

A empresa traçou planos cuidadosos e agiu rápido. O próprio formato do programa foi antecipado, buscando preservar a equipe na fase mais aguda da pandemia. Com prazos cumpridos à risca, todos entraram em março trabalhando de casa. Com equipamento e até mobília completa.

“Pensamos nos recursos necessários para viabilizar a criação de um ambiente e condições de trabalho adequados aos colaboradores, de modo a sentirem-se tão à vontade quanto possível neste cenário desafiador, novo para a maioria e um tanto tenso, em função das questões sanitárias do país”, revela o executivo.

E para garantir a qualidade do trabalho, um pacote farto de recursos foi oferecido assim como benefícios foram mantidos. O pacote de recursos disponibilizados aos funcionários pela Riffel é extenso:

Notebook Dell novo; conjunto de mouse e teclado óptico Dell novo; monitor extra Dell novo, com regulagem ergonômica de altura (toda equipe trabalhará com duas telas, para maior conforto e produtividade); headset Dell novo; suporte para notebook; apoio para os pés; case de Neoprene para notebook e mochila; cadeira e escrivaninha.

Riffel-Home-Office-04

No caso dos móveis, os colaboradores que manifestaram necessidade puderam escolher entre uma lista de opções.

A atenção a qualquer detalhe que pudesse interferir no bem-estar e nas condições ideais de trabalho dos funcionários contemplou até particularidades locais, como o calor comum na cidade de Blumenau, onde na maioria do mês de fevereiro a temperatura passou dos 30 graus.

Se fosse na sede da empresa, o ar-condicionado permaneceria ativo durante todo o expediente para dar conforto necessário para o trabalho. Ciente disso, a direção da Riffel acrescentou a variante do termômetro no cálculo que já previa um auxílio aos funcionários pelo uso da estrutura das próprias casas.

E assim, foi definido também o ressarcimento pelo consumo estimado de energia elétrica dos equipamentos de trabalho, iluminação e ar-condicionado durante a carga horária. Além de subsídio de 50% da despesa com internet.

Riffel-Home-Office-05

Para completar, a Riffel manterá integralmente o benefício dos vales Alimentação e Refeição, mesmo nos dias em que o colaborador estiver trabalhando em casa (onde, ao menos teoricamente, fará sua refeição).

“Nosso objetivo é que toda a equipe se sinta bem e plenamente apta a desempenhar seu trabalho, com melhor qualidade de vida. Alguns colaboradores, por exemplo, chegavam a passar mais de duas horas por dia no trânsito, em deslocamento até a empresa ou dela para casa. E agora podem aproveitar melhor este tempo, seja em qualificação, descanso ou com a família. A possibilidade de se fazer uma refeição em casa, além de representar economia, também é muito mais agradável. E neste momento, também procuramos diminuir substancialmente a circulação de nossos colaboradores, em função das questões sanitárias, mantendo-a ao nível mínimo necessário e permitido pelos protocolos de saúde”, afirma o diretor administrativo financeiro da Riffel, Adilson Eufrázio.

Com a nova configuração de trabalho, a ideia é que se observem reflexos favoráveis, em mais de um sentido, já a curto e médio prazo.

“A nossa expectativa é que a equipe ganhe qualidade de vida e produtividade em seu trabalho. Imaginamos, inclusive, que nossa atratividade e capacidade de retenção de talentos sejam positivamente impactadas, como já temos percebido preliminarmente”, conclui o executivo.

Pacote de recursos disponibilizados aos funcionários da Riffel para trabalho remoto:

  • notebook Dell novo
  • conjunto de mouse e teclado óptico Dell novo
  • monitor extra Dell novo, com regulagem ergonômica de altura (toda equipe trabalhará com duas telas, para maior conforto e produtividade)
  • headset Dell novo
  • suporte pra notebook
  • apoio para os pés
  • case de Neoprene para notebook e mochila
  • cadeira e escrivaninha
  • ressarcimento de consumo estimado de energia com equipamentos de trabalho, iluminação e ar-condicionado durante a carga horária
  • subsídio de 50% com o serviço de internet
  • manutenção integral dos vales Alimentação e Refeição

Riffel-Home-Office-06

Sobre a Riffel Moto Peças

A Riffel (www.riffel.com.br) é uma marca genuinamente brasileira, há mais de 20 anos referência no mercado nacional de peças de reposição para motos de baixa e média cilindrada. O mix de produtos contempla kits de transmissão (coroa, corrente e pinhão) certificados pelo INMETRO, buzinas, caixas de direção, correntes de comando e pedais de partida.

A empresa tem produção globalizada a partir de avançados centros industriais com excelência tecnológica.

Atualmente, possui escritórios de representação, gestores regionais e vendedores próprios distribuídos por todas as regiões do Brasil, além de três Centros de Distribuição em Itajaí (SC), Jaraguá do Sul (SC) e Recife (PE).

Os produtos Riffel chegam, todos os meses, a milhares de motocicletas em todos os Estados do Brasil e também na América Latina, por meio de ampla rede de distribuidores, atingindo participação superior a 20% no mercado nacional.

Advertisement

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *