Substituta da XRE 300, nova CRF 300 Rally cairia bem no Brasil

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar da nova CRF 300L e CRF 300 Rally 2021. Nos últimos dias elas se tornaram conhecidas do público brasileiro sendo sugeridas como substituta da XRE 300 por aqui.

substituta-xre300-09

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar da nova CRF 300L e CRF 300 Rally 2021. Nos últimos dias elas se tornaram conhecidas do público brasileiro sendo sugeridas como substituta da XRE 300 por aqui.

Advertisement

Na verdade, a nova CRF 300 Rally é o mais novo lançamento Honda que chega para substituir a já conhecida CRF 250 Rally do mercado internacional. Como novidades, o modelo traz novo motor, ficou mais potente, mais leve e traz até um novo painel de instrumentos e farol de LED.

Será que agora, como uma moto de 300cc, ela poderá ser a substituta ideal para a XRE 300 no mercado nacional? Vamos ver a seguir!

substituta-xre300-01

Substituta da XRE 300

Já falamos algumas vezes da CRF 250 Rally aqui no Motorede e desde então os brasileiros ficaram empolgados para que o modelo fosse lançado por aqui.

Porém, não parecia correto lançar uma moto Trail de 250cc no mercado nacional junto com a famosa XRE 300, nem muito menos substituir a XRE por uma versão menor, como essa CRF 250L ou Rally.

Mas agora parece que temos uma luz no fim do túnel, pois no mercado tailandês a Honda acabou de lançar uma nova geração desses modelos, passando de 250 para 300 cilindradas, e trazendo várias novidades. Começando pelo motor, que ficou maior e mais potente.

substituta-xre300-02

Honda CRF 300 Rally

O coração da CRF 300 Rally 2021 é um novo motor de 286 cc com duplo comando no cabeçote (DOHC) e injeção eletrônica de combustível que entrega bem mais potência que a versão anterior.

Agora, esse propulsor é capaz de gerar a potência máxima de 31 cavalos (a 8.500 rpm) contra os 24,4 da CRF 250 Rally. Já o torque passou de 2,21 para 2,66 kgf.m (a 7.000 rpm).

Isso representa um aumento de 27% na potência em relação ao modelo de 250 cilindradas e a torna bem mais potente que a XRE 300 que temos por aqui, com suas 291 cc, veja o comparativo.

substituta-xre300-03

A XRE 300 2020 nacional gera pouco mais de 25 cavalos (25,4cv a 7.500 rpm e 2,76 kgf.m) contra os 31 cv da CRF 300 Rally. São quase 6 cavalos de diferença.

substituta-xre300-04

Outra atualização interessante, ligada diretamente ao motor, é a capacidade do tanque de combustível, que foi aumentada.

Na versão anterior o tanque conseguia armazenar no máximo pouco mais de 10 litros (10,1l) de combustível.

Na nova 300 Rally a capacidade subiu para 12,8 litros, o que, junto com esse novo motor mais eficiente, faz o modelo chegar a uma autonomia total na casa dos 400 km com apenas um tanque.

Aqui, a nossa XRE 300 acaba ganhando, tendo 1 litro a mais na capacidade (13,8l).

substituta-xre300-05

Lançamento Honda CRF 300

Mas voltando a falar da possível substituta da XRE 300 por aqui, a nova CRF 300 Rally ficou mais leve, traz embreagem deslizante e até suspensão dianteira invertida.

Por conta da adição de um novo quadro, o modelo ficou cerca de 5 quilos mais leve que a versão de 250 cc. Algo que é muito pedido pelo público brasileiro para a XRE 300, a CRF 300 Rally traz câmbio de 6 velocidades que conta até com embreagem deslizante.

Já nas suspensões, a parte traseira é composta pelo conhecido sistema Pro-Link da Honda, porém, na dianteira ela traz a moderna e mais eficiente suspensão dianteira invertida com tubos dourados grossos, de 43 mm.

As rodas são de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira, mantendo as medidas da versão anterior, e os freios são a disco nas duas rodas.

substituta-xre300-06

CRF 300 com ABS comutável

Ainda não é certo se a nova CRF 300 Rally virá com ABS, cada mercado trabalha com um tipo de freio, mas caso venha a equipar o sistema é possível que ele seja desligável.

Não temos certeza, mas se o modelo seguir a mesma linha da nova CRF 250 Rally apresentada no Japão, é provável que ela traga esse botão ao lado do painel que desativa o sistema ABS na roda traseira para utilização no off-road.

Uma opção bem interessante para uma trail de baixa cilindrada.

substituta-xre300-07

CRF 300 novo painel de instrumentos

E já que estamos falando dessa região da moto, está aí outra novidade para a Honda CRF 300 Rally 2021, o novo painel de instrumentos.

Sai aquele painel que mais parecia uma adaptação da linha CB 500 e entra uma nova tela em LCD mais retangular que parece preencher melhor a região de visão do piloto. Entre as funcionalidades e informações padrões, o destaque é para o indicador de marchas exibido no canto direito.

A XRE nacional conta com uma tela menor e sem o indicador de marcha engatada, mas seu estilo blackout para exibir as informações nos parece melhor. Qual dos dois você acha mais bonito?

substituta-xre300-08

Honda CRF 300 Versões

Na Tailândia a Honda vende duas versões dessa moto com o mesmo motor, a CRF 300L e a Rally e as diferenças entre elas estão tanto no estilo quanto em alguns aspectos técnicos.

A diferença mais notável, claro, está no design. A 300L tem o estilo de uma moto On/Off-Road comum, feita para rodar nas estradas, com novo farol em LED de formato até tradicional, carenagens padrão e motor à mostra.

substituta-xre300-09

Já a 300 Rally, como o próprio nome sugere, traz uma pegada mais aventureira. O característico farol assimétrico já é marca registrada do modelo, assim como o painel mais elevado e uma bolha alta para proteger o piloto.

Além da carenagem que protege o radiador ser maior, essa versão ainda traz um escudo de proteção para o motor e protetores de mão. Nas diferenças técnicas ela é um pouco mais alta, tem disco de freio maior na dianteira e traz tanque de combustível maior (12,8l contra 10,1 da 300L).

substituta-xre300-10

Honda CRF 300 2021 Preço

As novas CRF 300L e 300 Rally acabaram de ser lançadas na Tailândia e por lá o preço sofreu um leve aumento em relação a versão anterior de 250 cilindradas.

A nova CRF 300L 2021 tem preço sugerido de 145.800 Baht tailandeses, enquanto que a CRF 300 Rally 2021 não sai por menos de 172.200 Baht. Em conversão direta para o Real no momento da publicação dessa matéria elas ficam em torno de R$ 26 mil (R$ 25.742) para a 300 L e R$ 30 mil (R$ 34.400) para a Rally.

Claro que esses preços são bem maiores que os quase R$ 20 mil (R$ 19.860) pedidos na XRE 300 daqui, porém, existe todas as diferenças de mercado entre o Brasil e o sudeste asiático e os outros mercados.

substituta-xre300-11

Por exemplo, na Europa a CRF 250 Rally é oferecida por 6.350 Euros no site oficial da Honda de Portugal. Em conversão direta para o Real, no momento atual, esse valor passa dos R$ 40 mil (R$ 40.319).

E aí, a nova CRF 300L ou a CRF 300 Rally seria a substituta da XRE 300 no Brasil? Sabemos que a nossa XRE é um modelo feito pela Honda exclusivamente para o Brasil, é uma moto que superou seus problemas e que está consolidada por aqui há anos, será que está mesmo na hora de substituir ela? Bom deixa a sua opinião aí embaixo nos comentários.

Advertisement



4 comentários em “Substituta da XRE 300, nova CRF 300 Rally cairia bem no Brasil

  1. Se a rally chegar por uns 25k, seria um sonho, moto linda, chama a atenção, se a honda conseguir fazer esse milagre, séria uma top de vendas

  2. Tenho a XRE 300 a 5 anos e estou para mudar para a Kawasaky VERSYS-X 300 ABS TOURER: R$ 25.990. A versátil aventureira de entrada da linha Kawasaki tem motor bicilíndrico de 296 cm³, alcança potência máxima de 40cv a 11.500rpm e torque de 2,6 kgf.m a 10.000 rpm. A posição de pilotagem mais vertical possibilita alto nível de controle e conforto ao piloto, seja em percursos diários ou viagens mais longas. Destaque, ainda, para o tanque de combustível de 17l, que garante boa autonomia, e o pára-brisa de grande dimensão, que proporciona proteção contra o vento.)
    Tem 40 CV banco para viagens longas, alforges laterais, acho que a Honda ta ficando pra trás.

  3. Seria uma boa por aqui, assim como a CB 300 que já é vendida no exterior, com esse mesmo motor. Vamos torcer. Acredito que as duas devem chegar logo ao Brasil. Quanto ao preço, gostaria de observar que essa “conversão direta” feita a partir de outras moedas, mais confunde que informa. Quando é produzida aqui, os valores não tem nada a ver com o que é cobrado lá fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *