Home » Abaixo de 599cc » Nova Suzuki GSX-S300 (HJ300) cairia bem no Brasil?

Nova Suzuki GSX-S300 (HJ300) cairia bem no Brasil?


02 mai 2018 1 Comentário

Intitulada de HJ300, a Haojue registrou o design de uma nova motocicleta naked de 300c que poderá ser a nova GSX-S300.

Sócia da Suzuki na China, a Haojue é responsável pela fabricação dos já conhecidos modelos GW250, GSX-250R e V-Strom 250, todos modelos de baixa cilindrada e com apelo mais Premium. Isso ajuda a confirmar que uma GSX-S300 pode estar a caminho do mercado mundial.

Mas também existe a possibilidade da HJ300 vir para o mercado pela própria Haojue, já que através da JTZ Motos a marca chegou pra valer no Brasil junto com a Kymco (veja mais).

Suzuki GSX-S300 Haojue HJ300

Nova Haojue 300 (futura GSX-S300)

A patente, arquivada no Escritório de Propriedade Intelectual da China pela holding dona da Haojue, Dachangjiang Group Co, registra o design para uma motocicleta chamada HJ300, nome que segue a típica estrutura de nomes e códigos da empresa.

O visual registrado na patente mostra uma motocicleta naked com um motor que se vê praticamente idêntico ao bicilíndrico em paralelo de 248cc equipado na V-Strom 250.

Na imagem abaixo podemos ver o design utilizado para o registro da versão trail e o design do registro da nova naked de Haojue. É possível notar que o propulsor é quase o mesmo, salvo alguns detalhes estéticos como a tampa de proteção e o efeito de pintura bicolor para a HJ300.

Suzuki V-Strom 250 x GSX-S300 HJ300

Outro detalhe que pode ser observado referente ao motor, é um design circular extra na frente da tampa de enchimento de óleo da naked da Haojue que pode ser considerado um eixo de equilíbrio. É possível também que esse propulsor passe por alterações para entregar maior potência.

Já observando o visual podemos notar que as linhas não se parecem muito com os modelos de motocicletas mais comuns do mercado asiático. O design está mais para modelos vendidos no ocidente, o que reforça as chances da HJ300 ser uma nova GSX-S300 por aqui.

De ponta a ponta o visual da pequena naked remete a elementos do estilo Suzuki, mas o emblema nas imagens de registro deixa claro que se trata de uma Haojue.

Suzuki GSX-S300 Haojue HJ300

Ao olhar menos atento para as imagens é possível até confundir seu design com versões maiores da Suzuki, como a própria GSX-S750.

Outros detalhes que puderam ser observados é que a novidade equipa suspensão dianteira com garfo invertido, freio ABS, painel em LCD e farol com possíveis lâmpadas em LED empilhadas, confirmando o estilo Premium do modelo.

Suzuki GSX-S300 Haojue HJ300

Nova Suzuki GSX-S300 cairia bem no Brasil?

Em um nicho de mercado que está crescendo e onde várias fabricantes vêm lançando seus modelos, o das pequenas sofisticadas, a GSX-S300 poderia se tornar a porta de entrada do mundo Suzuki para clientes e fãs da marca.

Fabricantes como Kawasaki com sua Z300, Yamaha com a MT-03, KTM e a sua novíssima e tecnológica 390 Duke e até BMW, tradicional fabricante de motos de alta cilindrada, com suas G 310 R e GS entraram pesado nesse mercado.

Não seria estranho vermos uma das consagradas marcas de motocicletas do mundo trazendo mais uma naked Premium para o mercado mundial e até nacional. A GSX-S300 se tornaria mais uma boa opção para quem busca por esse tipo de motocicleta.

Suzuki GSX-S300 Haojue HJ300

Se vier a acontecer, a GSX-S300 com certeza herdaria alguns elementos de estilo dos modelos GSX-S750 e GSX-S1000, como o clássico farol com luzes que representam presas de um animal feroz (novo estilo aplicado nas motos da Suzuki), além das linhas nas carenagens mais suavizadas.

Porém, se a Suzuki simplesmente substitui o logo da Haojue pelo seu não estaria fazendo um mal negócio. Os detalhes da HJ300 são perfeitos para qualquer mercado, seja ocidental ou oriental.

Suzuki GSX-S300 Haojue HJ300

Motor da GSX-S300 (HJ300)

Se a nova HJ300, possível futura GSX-S300, equipar o mesmo motor da V-Strom 250 sem nenhum ajuste, ela será capaz de gerar a potência máxima de 25 cavalos a 8.000 RPM. Uma potência bem abaixo do que pode ser suas possíveis concorrente.

Z300, MT-03 e 390 Duke estão todas na casa dos 40 cavalos de potência (39, 42 e 44 cavalos cada uma respectivamente). Ainda ficaria também atrás da BMW G 310 R com seus 34 cavalos e até atrás da nova Dafra Next 300 (que chega no Brasil na segunda quinzena de maio).

Mas acreditamos que, caso se transforme e uma GSX-S300, a fabricante deverá fazer ajustes no motor, afinal estamos falando de uma nomenclatura que envolve o título “300” e é preciso justificar tal nome.

Suzuki GSX-S300 Haojue HJ300

Como não existe nenhuma informação técnica sobre a nova HJ300, apenas as imagens de registro de produto e design, vamos ter que aguardar e continuar especulando as possibilidades. E você, acha que uma nova GSX-S300 cairia bem no Brasil? Responda abaixo…



1 Comentários para "Nova Suzuki GSX-S300 (HJ300) cairia bem no Brasil?"

  1. E a INazuma? que fim levou???

Deixe uma resposta