Home » Destaques » Usar farol Xenon em moto é proibido? Não! E vamos explicar porque, leia aqui

Usar farol Xenon em moto é proibido? Não! E vamos explicar porque, leia aqui


20 dez 2013 8 Comentários

Farol Xenon é um assunto que gera muitas controvérsias e ríspidas discussões sobre o assunto. Há quem diga que é ilegal e imoral utilizar essas lâmpadas e há quem defenda de qualquer maneira a tão conhecida lâmpada de xenônio. O fato é que a lâmpada está aí, disponível no mercado e sendo usada de qualquer maneira sem muito controle. Oorém, segundo a resolução 384 de 2011 do Contran, é totalmente legal e permitido usar Xenon em motocicletas!

Na verdade, a resolução vem pra esclarecer e definir a utilização correta desse tipo de farol em veículos. Nela fica extremamente proibido qualquer tipo de adaptação com farol de xenônio em motocicletas que não foram projetadas para utilizar tais lâmpadas. Ou seja, você estaria infringindo uma lei se trafegasse por aí após optar por desmontar o farol original da sua motocicleta e colocar lá dentro uma lâmpada Xenon no lugar da comum que vem original de fábrica.

Usar farol Xenon em moto nao e proibido

Nesse caso a lei diz que é proibido a utilização da lâmpada de xenônio pois a motocicleta não foi projetada para tal, e concordamos com isso. A lâmpada de xenônio, ao ser utilizada em farol que não é especificamente para seu uso, só traz problemas. O primeiro de todos é que o sistema elétrico da moto não está preparado para esse tipo de farol (falando principalmente de motos de baixas cilindradas) e a alteração na lâmpada pode exigir demais do sistema causando o desgaste constante da bateria e até mesmo curtos na fiação.

Outro grande problema se refere ao andar pelas ruas utilizando uma lâmpada de Xenon enquanto sua moto não foi projetada para isso. O que vai acontecer é que o seu farol vai emitir luz em várias direções distintas, pois sua mascara interna e formato não foram feitos pra receber tal iluminação, e com isso as pessoas que trafegam em sentido oposto receberão excesso de luz, aumento muito o risco de um acidente.

Utilizar farol Xenon em motocicletas não é proibido. O que é proibido é adaptar esse farol a motocicletas que não foram projetas para ele. E nesse caso a resolução prevê o recolhimento da moto, multa e perda de pontos na CNH.

A resolução regulamenta a utilização desse farol e diz que motocicletas que vierem de fábrica com a lâmpada de xenônio poderão circular tranquilamente pelas ruas das cidades, pois tais motos foram projetadas e homologadas para isso. Então fica claro: Adaptar é proibido; Homologado de fábrica não;

Uma breve aula de química sobre o componente: A lâmpada de xenônio, popularmente chamada também de farol Xenon, é feita do elemento químico gasoso (em temperatura ambiente) de mesmo nome que ao receber uma descarga elétrica é capaz de produzir uma forte luz de tom azulado. Esse mesmo elemento químico, Xenônio (Xe), também é utilizado como anestésico em anestesia geral e até mesmo na propulsão de foguetes espaciais, como cita a fonte Xenônio – Wikipedia.



8 Comentários para "Usar farol Xenon em moto é proibido? Não! E vamos explicar porque, leia aqui"

  1. pergunta besta numa z 800 tbm seria ilegal entao ??

  2. Que texto desprezível. Oh, seu energúmeno, qualquer pessoa com um Q.I. que seja superior a “virar pro Sol e aguar uma vez por dia” consegue deduzir tal coisa!

    É por causa de pessoas como você que esse país não vai no sentido prógrado!

  3. No entanto meus caros colegas comentaristas eu não entendo nada de moto devido ao texto do amigo aí eu agora sei q não posso colocar xenon na minha Fazer!

  4. Bem.. Não vou discutir com os comentaristas da globo.. Mas tem no mercado, kits completos para tais motos de baixa cilindrada.. Não sendo necessário a tal adaptação.. Também conhecida por gambiarra, só pra o caso de os comentaristas da globo não saberem o que significa a palavra adaptar..

  5. Essa matéria foi ridícula. Qualquer energúmeno sabe q uma moto original de fábrica não tem nada contra a lei. Quem iria fabricar um produto fora da lei? E alterar uma lâmpada na moto é lógico q é errado.

  6. Que bosta de texto, sério, se mata.

  7. Aeh ate meu cachorro sabe disso amigo

Deixe uma resposta