10 Dicas para economizar combustível na moto

Com alta nos preços, listamos 10 dicas práticas para economizar combustível na moto. Pneus calibrados, relação bem regulada, não acelerar com a moto parada são algumas delas… Veja como economizar combustível.

Veja 10 dicas rápidas para economizar combustível no dia a dia com sua moto.

Advertisement

Estamos vivendo uma grande alta no preço dos combustíveis, o que torna a moto uma rota de fuga e acaba nos fazendo pensar em como reduzir os gastos com gasolina ou álcool ao rodar de moto, seja a trabalho ou para viagens e lazer.

Pensando nisso separamos dicas práticas e técnicas de como economizar combustível ao rodar de moto.

10 Dicas para economizar combustível na moto

      1. Evitar acelerações e freadas bruscas
      2. Não acelerar moto parada
      3. Acelerar muito em subidas consome mais
      4. Calibragem correta dos pneus
      5. Trocar marcha no tempo certo
      6. Manutenção do kit transmissão
      7. Respeitar limite de carga da moto
      8. Limpar filtro de ar regularmente
      9. Qualidade do combustível
      10. Escapamento
      11. Usar kit transmissão conforme original

Dica 1: Evite acelerações bruscas

Para o vídeo ficar dinâmico vamos alternar entre dicas de uso da moto e dicas de manutenção ou mecânica que podem ajudar a economizar combustível

e a primeira dica está relacionada ao uso, mais precisamente a aceleração da moto.

Uma das formas de maior desperdício de combustível é com freadas e acelerações incorretas da moto.

Dito isso, evite acelerações bruscas no trânsito sem necessidade. A famosa “arrancada forte” na sinaleira. Isso consome muito combustível desnecessariamente, visto que a velocidade máxima da via pode ser alcançada de maneira progressiva.

  • Entre no grupo do Motorede no Telegram, saiba tudo em primeira mão e interaja diretamente: t.me/Motorede

Dica 2: Não acelerar moto parada

Essa dica é básica, mas sempre é bom relembrar: não acelere a moto parada.

Acelerar a moto parada sem necessidade só vai aumentar ainda mais o consumo de combustível. E da pior das maneiras, pois nem ao menos estará rodando com a moto para algum lugar. Estará queimando combustível parado. Então evite esse tipo de coisa, pense no bolso.

Dica 3: Acelerar demais em subidas

Nossa terceira dica também é sobre aceleração, afinal, é girando o punho da moto que o combustível é queimado pelo motor.

E aqui a dica é evitar acelerar demais em subidas com a moto. Se quiser economizar ao máximo, tente encontrar uma velocidade e aceleração constante durante uma subida, assim evita consumo desnecessário ao acelerar demais e forçar o motor além da conta.

Dica 4: Calibragem correta dos pneus

Entrando um pouquinho na parte mais técnica, você sabia que pneu vazio, consome mais combustível?

É isso aí, um pneu murcho, ou até muito cheio e duro, gera um consumo de combustível acima do necessário pela necessidade do motor em trabalhar mais para compensar o excesso ou falta de contato com a pista.

Ou seja, se o pneu estiver vazio demais ele terá muito contato com a pista, fazendo com que a moto faça mais força e consuma mais combustível para rodar.

A calibragem correta do pneu, especificada no manual de instruções ou até na proteção da corrente de vários modelos de motos, deve ser verificada e ajustada regularmente.

Dica 5: Trocar marcha no tempo certo

No nosso quinto item da lista a dica é sobre trocar a marcha no tempo certo.

Outra forma de desperdiçar combustível “sem perceber” é a famosa esticada de marcha além do limite.

Ou seja, quando aceleramos a moto em uma única marcha indo além do limite do RPM ideal, passando a faixa vermelha do conta-giros no painel, chegando até o momento em que o próprio motor começa a cortar. Isso é um desperdício enorme de combustível.

Para economizar combustível preste atenção aos sinais da moto para a troca ideal de marcha, sem ser muito antes da hora ou além do limite.

Dica 6: Manutenção da relação da moto

Entrando um pouco mais na parte técnica da moto, uma boa dica é ficar de olho na corrente da moto e dar a manutenção ideal no seu kit transmissão.

O sistema de transmissão, feita pelo pinhão, coroa e pela corrente, é outro item da moto que exige cuidado, pois uma corrente mal regulada, estando esticada demais por exemplo, rouba energia do motor, o que acaba consumindo combustível além do necessário se ela estivesse bem regulada.

Em nosso canal no Youtube temos um vídeo explicando passo a passo como dar a manutenção correta no kit transmissão da moto, é só assistir acima.

Dica 7: Respeitar limite de carga da moto

Essa dica parece básica, mas quando falamos do limite de carga que a moto pode carregar, o menos é mais.

Ou seja, a dica é evitar rodar com a moto carregada demais para ter maior economia de combustível.

Sabe aquele baú atrás da moto carregado com coisas desnecessárias que poderiam ter ficado em casa? Pois é, ele deixa a moto mais pesada, força mais o motor e aumenta o gasto de gasolina.

Dica 8: Limpar filtro de ar regularmente

As motos possuem filtro de ar e por isso a nossa oitava dica é para limpá-lo regularmente!

Ele pode parecer sem importância na moto, porém é fundamental para o desempenho correto.

O filtro de ar limpo é uma das formas de economizar combustível, pois a energia da moto é gerada a partir da queima de combustível com a ajuda do ar.

Se o equilíbrio de ar não estiver correto, ou seja, se o filtro de ar estiver sujo e impedindo a entrada correta de ar, a moto necessitará compensar, aumentando o consumo do combustível.

Dica 9: Qualidade do combustível

Essa dica também pode parecer básica, mas sempre lembre de abastecer sua moto com combustível de qualidade.

Infelizmente, a qualidade do combustível varia muito de posto para posto e de região para região, então sempre busque abastecer em postos que já abasteceu antes e sabe que o combustível é de confiança.

Nas motos mais modernas, que tem injeção eletrônica, notar que o combustível é de má qualidade se torna um pouco mais difícil pois o sistema consegue fazer o motor funcionar razoavelmente mesmo com “bebida ruim”.

O jeito é ficar atento a autonomia da moto, sempre percebendo quantos quilômetros ela faz com um litro de gasolina. Se notar uma diferença muito grande entre uma abastecida e outra evite o posto em que encheu o tanque pela última vez.

Pois é perceptível na hora quando o rendimento da moto é afetado por combustível de má qualidade, o consumo aumenta demais, fazendo gastar mais dinheiro para rodar a mesma distância.

Dica 10: Escapamento

A décima dica está relacionada ao escapamento, não só sobre a sua substituição por um esportivo, que consome mais, mas também sobrea manutenção do original.

Quando há alguma falha no sistema de escape, a combustão passa a ser feita de maneira mais rápida, logo há um aumento considerável no consumo de combustível. E mais, além de consumir mais combustível, outro ponto importante é a poluição, pois escapamento aberto gera muito mais gases poluentes. O que vamos deixar para as outras gerações?

Dica extra: Usar kit transmissão conforme original

E para fechar nossa lista temos uma dica extra: use kit transmissão conforme original para sua moto.

No projeto de um novo modelo de moto são levadas em consideração algumas variáveis: velocidade final, torque, esforço do motor, consumo por Km, peso a ser transportado, entre outros… tudo isso para o motociclista obter o melhor custo/benefício.

Quando essa configuração original é alterada, mudamos também o resultado de algumas dessas vareáveis, e a principal delas é o consumo de combustível.

Então use kit transmissão conforme o original da sua moto e para isso temos os kits transmissão da Riffel, nossa grande parceria aqui no Motorede e que oferece os melhores kits para sua moto. São peças com aço 1045 de altíssima qualidade e que rendem milhares de quilômetros.

Existem ainda muitas outras dicas que podem ajudar a enfrentar esse momento de preços altos dos combustíveis, como regulagem de válvulas, verificar a vela de ignição e muito mais. E aí, tem alguma dica para passar? Então deixa aqui embaixo nos comentários!

Advertisement

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários