CCM é espaço dedicado à história das motos em Socorro

Centro Cultural Movimento abre na cidade de Socorro com apoio da Riffel para trazer muita história do motociclismo e ciclismo.

Um espaço com acervo repleto de peças, que resgata a história da motocicleta e da bicicleta no Brasil, está aberto ao público.

Advertisement

O Centro Cultural Movimento tem inauguração nesta sexta-feira, 12 de novembro, a partir das 10h, sendo localizado na cidade de Socorro.

O município do estado de São Paulo fica localizado a cerca de 150 quilômetros da capital paulista, e passa agora a abrigar o importante centro histórico, turístico e cultural voltado ao segmento de duas rodas.

Centro Cultural Movimento

Na entrada do espaço os visitantes observam durante os primeiros passos a Sala de Troféus, lugar que abriga inúmeras conquistas dos principais nomes do motociclismo nacional.

Alguns dos títulos que podem ser vistos são o Trofeo Real Consul D’Itália, conquistado por Luiz Bezzi em 1937, e o troféu das 100 Milhas de Daytona, de 1983, conquistado pelo piloto Antônio Jorge Neto (‘Netinho’), no comando de uma Yamaha TZ 250.

Outro espaço de destaque é o Hall da Fama, que faz homenagem aos personagens que ajudaram a construir a história da moto e da bicicleta no Brasil.

  • Entre no grupo do Motorede no Telegram, saiba tudo em primeira mão e interaja diretamente: t.me/Motorede

No entanto, o destaque principal é o Salão Nobre, local que abriga as exposições permanentes e temporárias do museu, com as motos que marcaram a história do setor no país.

São dezenas de motos expostas de diversos tipos e fabricantes. Os amantes do motociclismo logo perceberão modelos clássicos, como os das marcas Zundapp, Matchless, Honda, Yamaha e Lambretta.

Os visitantes podem conferir também a Triumph Type H – moto utilizada na Primeira Guerra (1914-1918) pelas tropas de comunicação britânicas. Além da BMW R35, utilizada para os deslocamentos do Exército Alemão na Segunda Grande Guerra (1939-1945).

O acervo disponível para observação do público foi em maioria cedido por colecionadores e apoiadores do projeto.

O Centro Cultural Movimento apresenta também uma infinidade de objetos, como fotografias antigas e documentos originais, entre eles pedidos de patentes, propagandas e anúncios em classificados.

Riffel presente apoiando a cultura duas rodas

A iniciativa conta ainda com o apoio da Riffel. A fabricante nacional de peças estará presente também no local, em um espaço exclusivo apoiando a história das motos no país.

No local exclusivo da marca, os visitantes poderão conferir a demonstração do funcionamento de algumas peças como kit transmissão.

O Centro Cultural Movimento ocupa todas as instalações da Antiga Estação Ferroviária da cidade de Socorro. uO local tem o estilo ferroviário inglês, sendo um prédio histórico que data de 1909. O espaço passou por uma profunda reforma para receber o museu, mas teve as estruturas originais mantidas.

Socorro Destino Duas Rodas

Toda a iniciativa do Centro Cultural Movimento é resultado de uma parceria público-privada, que integra o programa Socorro Destino Duas Rodas. Esse projeto foi lançado ainda em 2019, com intuito de promover o mototurismo e o biketurismo na cidade.

Ficou interssado? O local é aberto ao público de quarta a domingo, com ingressos que custam R$ 20,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do museu ou antecipadamente através do site oficial.

Inauguração do Centro Cultural Movimento

Quando: Abertura para o público geral, dia 12 de Novembro, às 10h;

Onde: Antiga Estação Ferroviária;

Endereço: Praça Rachid José Maluf, 83, Socorro (SP);

Ingresso: R$ 20,00 inteira |  Meia entrada:  Para os estudantes e 60+

Socorrenses:  Não pagam nos dias úteis, apresentando  o Cartão Cidadão e documento oficial com foto (RG, Passaporte ou CNH);

Horário de funcionamento: quartas e quintas-feiras, das 10h às 18h, sextas e sábados, das 10h às 20h e domingos, das 9h às 17h;

Informações: (11) 9 1179 – 1469

Advertisement

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários