Nova Zontes 310 ADV no Brasil? Vamos entender

Nova Zontes 310 ADV poderá chegar ao Brasil em breve após informações de uma parceria entre a marca chinesa e o grupo brasileiro JTZ, que já nacionaliza marcas como Kymco e Haojue e sua DR 160 (vendida por aqui).

Zontes-310ADV-Brasil-10

Já ouviram falar da nova Zontes 310 ADV? Ela é uma moto com aparência impressionante, detalhes técnicos exclusivos de motos maiores e traz uma versão com estilo crossover e outra mais aventureira, com rodas raiadas.


Entre os principais atributos que a tornam um modelo exclusivo estão a iluminação Full LED, chave de ignição que permite ligar a moto a distância, enorme painel em TFT (algumas versões), 2 modos de pilotagem e até acionamento elétrico de ajuste do para-brisa.

Será que esse modelo cairia bem no Brasil? Há alguns boatos de que a marca pode desembarcar por aqui em breve, então bora ver os detalhes dessa novidade.

Zontes-310ADV-Brasil-01

Nova Zontes 310 ADV

Lançada no mercado europeu na metade de 2019, a 310T e suas variações chegam para preencher espaço em um mercado que está aquecido no mundo todo, o das motos com pegada adventure de média/baixa cilindrada.

Compressor de ar portátil para moto

E para se destacar das concorrentes, a moto da fabricante chinesa Zontes traz itens comuns de motos maiores para esse segmento de menor capacidade. Uma das características que mais chamou atenção são os acionamentos elétricos oferecidos na 310 T.

Zontes-310ADV-Brasil-02-parabrisa

O primeiro deles, e um dos mais importantes e totalmente incomum nas motos adventure até de média cilindra, é o para-brisa. Largo e com boa proteção aerodinâmica, ele pode ser ajustado em duas posições eletronicamente através de um simples toque de botão no punho esquerdo.

Ainda através de botões espalhados nos comandos esquerdos e direitos da moto é possível abrir, de forma elétrica, a tampa do tanque de combustível, destravar o banco e até acionar o travamento elétrico da direção.

Zontes-310ADV-Brasil-03

O modelo já começa a impressionar por contar com atributos como esses, mas tem mais. A nova Zontes 310T Adv traz sistema de controle e ignição sem chave, portas USB e um enorme painel em TFT para a versão 310 T2.

Basicamente, o sistema Keyless, que está começando a chegar ao Brasil agora, junto com novas scooters, permite acionar e ligar a moto sem a necessidade de colocar a chave na ignição. É possível dar a partida estando com a chave até 1,5 metro de distância.

Zontes-310ADV-Brasil-04-painel

Já o painel, na versão 310T é uma enorme tela de cristal líquido que traz diversas informações, porém, o destaque é o painel de TFT colorido que equipa a versão 310 T2.

Zontes-310ADV-Brasil-05-painel-tft

Muito parecido com um painel da BMW, ele é repleto de informações e configurações que o piloto pode controlar facilmente. Oferecendo ajuste de controle de brilho automático que se adapta de acordo com a luz ambiente, o painel oferece até quatro interfaces personalizadas.

Através do Smart App Zontes é possível se conectar ao painel TFT com um smartphone através do Bluetooth e atualizar suas funções. Para completar, duas portas USB estão disponíveis para o piloto logo abaixo da mesa do guidão, presas ao tanque.

Zontes-310ADV-Brasil-06-motor

Se comparadas com suas possíveis concorrentes no mercado nacional, BMW 310GS e Versys-X 300, a 310T é superior em quase tudo.

Com seu motor monocilíndrico de 312 cilindradas refrigerado a líquido a Zontes 310T é capaz de gerar a potência máxima de 35 cavalos e tem torque de 3,05 kgf.m.

Em comparação com os dois modelos que poderiam ser seus concorrentes no Brasil ela teria quase a mesma potência da 310GS e seus 34 cavalos (2,8 kgf.m) e ficaria atrás da Kawasaki Versys X-300 e seus 40 cavalos (2,6 kgf.m torque).

Zontes-310ADV-Brasil-07-comparativo

Zontes 310 equipa 2 modos de pilotagem

Porém, ela também sai na frente das duas por oferecer ao piloto dois modos de pilotagem, um esportivo e outro econômico, que se adapta automaticamente de acordo com a situação de pilotagem.

Através do botão de controle no punho direito é possível alternar entre o modo “E” (econômico) e o “S” (esportivo).

A grande sacada aqui é que se o modo econômico estiver ativo e o piloto quiser fazer uma ultrapassagem de emergência, por exemplo, ao passar dos 7.000 rpm o sistema automaticamente altera para o modo esportivo, entregando mais força ao motor.

Zontes-310ADV-Brasil-08-carter-seco

Outra informação interessante sobre esse motor de 312 cc é que ele trabalha com o sistema de cárter seco.

Ou seja, ao contrário das motos que estamos acostumados por aqui, os componentes da caixa de velocidade não ficam submersos pelo óleo do motor. Eles ficam livres e recebem uma “injeção” de óleo quando necessário.

O câmbio é de seis velocidades, assim com suas possíveis concorrentes brasileiras, e ela também equipa embreagem assistida e deslizante, o que deixa o manete leve e evita o travamento da roda traseira em reduções bruscas de marcha.

Zontes-310ADV-Brasil-09

Zontes 310 ADV traz ABS Bosch desligável

Com disco nas duas rodas, a nova Zontes 310T Adv traz sistema de freio ABS da Bosch que pode ser desligado para pilotagem no Off-Road.

E com 159 kg, o modelo traz suspensão dianteira invertida, suspensão traseira do tipo monoshock com braço oscilante em alumínio, escapamento com duas ponteiras de saída na lateral da moto que lembram os da MV Agusta e carenagens semelhantes aos das novas BMW GS, inclusive o característico bico de pato.

Zontes-310ADV-Brasil-10

Para completar o estilo mais rebuscado e luxuoso do modelo de pequena cilindrada estão os protetores de mão em liga de alumínio, os tubos do escapamento de aço inoxidável com isolamento interno anti-queimadura, para-lama e suporte de placa em alumínio rente a roda, pneus radiais, tanque de combustível galvanizado de 19 litros, rodas de liga leve para as duas versões (uma raiada e outra aro 5 pontas) e até protetor de carenagem direto de fábrica.

Zontes-310ADV-Brasil-11-laranja

Zontes 310 ADV Preço

Agora qual o preço dessa nova Zontes 310T? Bom, vamos falar do preço praticado na Europa para ela, a 310GS e a Versys-X 300, converter e comparar com os valores dos seus preços praticados no Brasil.

Zontes-310ADV-Brasil-12-preco

A Zontes 310 Adv é vendida por 4850 euros na sua versão T1 e por 5095 euros na versão mais completa, com painel TFT e rodas raiadas. Em conversão direta para o Real no momento da publicação desse vídeo esses valores ficam em cerca de R$ 28 mil e R$ 30 mil, respectivamente. (R$ 27.987 e R$ 29.396)

As suas duas concorrentes, BMW G 310GS e Versys-X 300, também no mercado europeu, são vendidas por cerca de 1.000 euros a mais. Sendo 6.067 euros para a primeira e 6.350 euros para a segunda. Em conversão direta estamos falando de R$ 35 mil e R$ 36.600, respectivamente.

Agora aqui no Brasil, as duas motos da BMW e Kawasaki são vendidas pelo preço sugerido de R$ 25.250 para a 310 GS em preço promocional e R$ 23.540 para a Versys-X 300, cerca de R$ 10 mil a menos do que os valores da Europa em conversão direta.

Zontes-310ADV-Brasil-13-comparativo-preco

Isso nos leva a crer que o preço da nova Zontes 310 Adv, caso realmente chegue em nosso mercado, pode ficar na casa dos R$ 20 mil. Seria até um sonho imaginar o modelo de entrada 310 T1 ser vendido por aqui na casa dos R$ 18 mil, algo pouco provável.

Circulam informações de que a marca chinesa Zontes poderá chegar ao Brasil em breve através de uma operação em conjunto com a JTZ Motos.

Para quem não sabe, a JTZ é responsável por comercializar motos de marcas chinesas no Brasil, sendo responsável pela marca Kymco, especialista em scooters, e pela Haojue, que lançou uma novidade de baixa cilindrada repleta de tecnologias incomuns para o nosso mercado, a DR 160.


Será que a Zontes realmente chegará por aqui em breve? Onde há fumaça, há fogo! Mas o jeito é aguardar. A nova 310T ADV cairia bem em nosso mercado? Seria uma forte concorrente para as pequenas aventureiras ou por ser uma marca chinesa sua aceitação seria duvidosa?


Se inscrever
Notificar de
guest
20 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
PTLADRÃO9
PTLADRÃO9
2 anos atrás

A moto é simplesmente maravilhosa!

Julietta
Julietta
2 anos atrás

Eu iria por partes: Primeiro vivemos num pais de analfabetos em alguns aspectos, onde as pessoas só conhecem HONDA e YAMAHA. Isso faz com que até marcas já conhecidas em vários países, como a TRIUMPH ainda seja vista como “uma moto difícil de vender”.
Segundo essas marcas novas quando desembarcam aqui não trazem consigo uma grande gama de peças de reposição que quando se fazem necessárias são vendidas por preços exorbitantes apenas nas CC. Mas vale um “test rider” sim.

alexandre borges de barros
alexandre borges de barros
3 anos atrás

fale com meu primo que mora na frança ele comprou uma dessa por 2.700 euros

vanio
vanio
3 anos atrás

No Brasil do Bolsonaro, com os trabalhadores ganhando salários miseráveis, não acredito que eles venham se instalar aqui, não compensa investir num mercado com renda muito baixa.

Luladrão
Luladrão
2 anos atrás
Responder a  vanio

No Brasil do Lula, eles viriam pra lucrar mais e nos consumidores pagariamos 40k no mínimo por essa moto.. Ou tu nasceu de 2000 pra ca ou estava fora do país, ou tbm deveria ser um dos sustentados pelas tetas do governo.. Mas a solução é simples, caso Lula n volte ao poder, da um pulo na Venezuela ou cuba p passae uma temporada la, vc vai amar kkkkkkkk

PTLADRÃO9
PTLADRÃO9
2 anos atrás
Responder a  vanio

Isso mesmo, investe na Venezuela, Argentina, Cuba e na pqp.

Robson
3 anos atrás

Adorei essa moto muito maneira

Walter Neto
Walter Neto
3 anos atrás

Acho q será uns $ 26 k

FLAVIO BORGES BARROS
FLAVIO BORGES BARROS
4 anos atrás

A moto tem controle de tração? Ou o modo de pilotagem trabalha somente com a resposta do motor?

Heider Aché
Heider Aché
4 anos atrás

Já troquei um HRV EX pelo Tiggo 5X TXS, que achei desde o test drive, muito melhor que o Honda ( já tive 2 FITs e 2 HRV ). Vou esperar pq não tenho esse “pré conceito”. Quero o melhor custo x benefício.

FLAVIO BORGES BARROS
FLAVIO BORGES BARROS
4 anos atrás
Responder a  Heider Aché

Também tenho um Tiggo 5x, excelente carro!

Deyvson
Deyvson
5 anos atrás

Mano, estou com uma carta de crédito e estava prestes a comprar a nova XRE-300, mas depois que eu fiquei sabendo dessa belezura chegar em 2021 aqui no Brasil, vale mto a pena esperar. Ela ta basicamente o preço da XER e é mais linda, sem duvidas. Esperando ansiosamente!

Jean
Jean
2 anos atrás
Responder a  Seku Mello

Já tá no Brasil que loja que vende essa moto as zonas 310

kleber
kleber
5 anos atrás

se vier realmente para o brasil jamais vai custar algo em torno de 20 mil, infelizmente, pois parece ser uma ótima moto, principalmente para sair das grandes marcas, pq sim, outras marcas não tão conhecidas também tem ótimas motos, tenho uma next 250 com 140 mil rodados, nunca abri motor, nada, somente trocas de oleo, relação e pastilhas
torço para que essa moto venha para o Brasil

Marcio
Marcio
5 anos atrás

Só aguardando o lançamento para comprar a minha!!

adelmar
adelmar
5 anos atrás
Responder a  Seku Mello

eu estou ansioso, espero que venha,a motoca e show.