Honda CB 150R Streetster cairia bem no Brasil?

Vocês já tinham ouvido falar da Honda CB 150R e sua versão Streester?

cb150r-streetster-00

Temos ouvido falar bastante da família NSC, das CB 650R e 1000R que já estão no Brasil, da tão esperada CB 300R e até da mais “novinha” das irmãs dessa família, a CB 125R, porém, vocês já tinham ouvido falar da CB 150R e sua versão Streester?

Advertisement

Ao contrário da conhecida CB 125R que foi desenvolvida para um pequeno mercado europeu, ela é uma moto de entrada feita para mercados de grandes volumes, como a Ásia, e é possível que chegue a outras regiões do mundo.

O modelo traz diversos atributos bem interessantes, como a suspensão dianteira invertida e o freio a disco em formato de pétala que conta até com fixação radial, algo mais comum em motos maiores.

cb150r-streetster-01

Honda CB 150R Streetster cairia bem no Brasil?

A Honda CB 150R Streetster foi lançada no mercado asiático no início de 2019 trazendo alguns detalhes que a diferenciam da já conhecida versão de 125cc da família NSC.

A mais chamativa das mudanças está no tanque de combustível, onde na nova CB 150R Streetster ele está literalmente esculpido para que a logo da Honda fique em evidência. Seu formato também é diferente e menos angulado, remetendo a um formato mais tradicional da marca.

cb150r-streetster-02

Associado a isso temos as entradas de ar, que nessa versão parecem ao menos ter uma função técnica ao estarem posicionadas de forma que o ar chegue ao radiador e a parte de cima do motor.

Ainda na parte visual, o modelo traz combinações de cores e grafismos que servem para reforçar o apelo neoclássico, faixas no tanque contrastando com o restante de moto, adesivos que simulam um tipo de “number plate” com a inscrição 150 nas laterais da rabeta e até pinças de freio em vermelho para dar aquele toque final.

Quem lembra da Honda 150SS Racer que passou por aqui cerca de 3 anos atrás (vídeo acima)? Vejam a importância das motos conceitos apresentadas em Salões no Brasil e no mundo sendo colocada em prática em motos que ganham às ruas tempos depois.

cb150r-streetster-03

CB 150R Streetster Motor

Pois é, praticamente a mesma moto, não é? Bom, partindo para o coração da CB 150R Streetster temos um monocilíndrico de 149 cc que, caso fosse lançada aqui, seria mais potente que as 150 e 160 mais comuns, como Fazer e Titan, e até mais potente que a DR 160 e seu estilo Premium equivalente.

Com duplo comando no cabeço, injeção eletrônica e refrigeração líquida, esse propulsor é capaz de gerar a potência máxima de pouco mais de 16 cavalos (16,1 cv a 9.500 rpm) e tem torque na casa dos 1,36 kgf.m (a 8.000 rpm).

Fazendo uma comparação com sua concorrente direta no mercado nacional, ela seria mais potente em pouco mais de 1 cavalo em relação a DR 160. São 16,1 cv da moto da Honda contra os 15 cv da moto da Haojue.

cb150r-streetster-04

Comparativo CB 150R vs DR 160

Aliado a isso ainda temos os mais de 10 quilos de peso total de diferença entre elas. Enquanto a CB 150R tem peso total de 135 kg em ordem de marcha na versão ABS, a DR 160 chega aos seus 148 kg também em ordem de marcha.

Apesar de pouco, para motos de baixa cilindradas como elas, essa diferença acaba sendo um fator importante e até decisivo no momento da compra. Sabe aquele cavalinho que pode faltar na hora de ultrapassar algum caminhão ou no momento de encarar uma ladeira?

cb150r-streetster-00

Totalmente iluminada por LEDs, entrando na parte de especificações técnicas da nova CB 150R temos um detalhe bem interessante no seu freio dianteiro.

Com disco em formato de pétala nas duas rodas assim como ABS de duplo canal, o destaque é para a instalação radial do freio da frente. Esse tipo de ajuste faz com que a força exercida durante uma frenagem seja centralizada no eixo da roda e não no corpo do garfo dianteiro, onde é comum que o conjunto do freio seja fixado.

cb150r-streetster-05

Outro aspecto interessante, e que parece começar a se tornar uma realidade padronizada nas motos menores, é a suspensão dianteira invertida. No caso da CB 150R Streetster ela traz garfos dourados largos com 41 mm de diâmetro.

Para completar, a moto da Honda ainda traz câmbio de 6 velocidades, escapamento curto e com porteira moderna, braço oscilante projetado com estrutura mais leve e pneu largo, com 150 mm, na roda traseira.

cb150r-streetster-06

Honda CB 150R Streetster Preço

Com um painel digital de LCD que inclusive traz indicador de marchas você deve estar se perguntando quanto custa uma moto dessas, certo? Vamos ver a seguir.

No mercado da Tailândia, onde o modelo está à venda em sua versão 2020, a nova CB 150R Streetster tem preço sugerido de 99.800 Baht tailandeses. Cerca de R$ 16.800 em conversão direta para o Real no momento da publicação desse vídeo.

cb150r-streetster-07

Se formos comparar com sua possível principal concorrente do mercado nacional ela seria cerca de R$ 2 mil mais cara. A DR 160 vendida no Brasil, que também traz praticamente os mesmos atributos da CB 150R como suspensão dianteira invertida e painel com indicador de marchas, tem preço sugerido de R$ 14.850,00.

Será que a moto da Honda seria páreo para encarar a DR 160 no mercado nacional?

Advertisement



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *