Home » Abaixo de 599cc » Motoroid: A moto inteligente da Yamaha

Motoroid: A moto inteligente da Yamaha


23 out 2017 0 Comentários

Com a nova Motoroid, Yamaha promete uma moto capaz de reconhecer seu dono apenas pela sua presença e ainda seja capaz de interagir com ele como se fosse uma criatura com vida.

Pode parecer só mais um conceito maluco que as fabricantes volta e meia exibem por aí, mas no caso dessa moto elétrica da Yamaha podemos ter um pouco mais de atenção por conta da visão de futuro da fabricante.

O conceito Yamaha Motoroid mistura design futurista com apelo excêntrico e inteligência artificial para entregar uma moto digna de filmes de ficção científica. A novidade será apresentada durante o próximo Tokyo Motor Show.

Motoroid, moto inteligente da Yamaha

Yamaha Motoroid, a moto inteligente

O que a Yamaha pretende com a Motoroid é desenvolver tecnologias que possam tornar suas motos mais inteligentes num futuro não tão distante.

Assim como a Honda com sua moto elétrica autônoma que não cai (veja mais), a Yamaha também quer mostrar que é capaz de fabricar um conceito que possa “pensar sozinho” para entregar mais segurança e conforto ao seu condutor.

Motoroid, moto inteligente da Yamaha

Com uma visão do futuro a Yamaha diz o seguinte sobre esse conceito:

“Para levar a novas experiências de Kando* esse conceito experimental emprega inteligência artificial e explora a viabilidade de conceitos para a criação de novas formas de mobilidade pessoal em que o piloto esteja em contato harmonioso com a máquina.

O conceito da tecnologia empregada na Motoroid é capaz de reconhecer seu dono e interagir com ele em outros aspectos, como uma criatura viva. Com esse tipo de desafio de desenvolvimento, a Yamaha pretende adquirir tecnologia para criar novos valores para nossos clientes“.

*Kando é uma palavra japonesa para os sentimentos simultâneos de satisfação profunda e intensa excitação que experimentamos quando encontramos algo de valor excepcional .

Yamaha Motoroid Assento

Apesar de parecer uma máquina totalmente autônoma, um animal inteligente, a Motoroid não será apenas um robô da Yamaha. Ao olharmos para o seu design podemos ver o assento capaz de acomodar uma pessoa e até mesmo o guidão para que ele seja controlado por um humano.

Yamaha Motoroid Suspensão Guidão

Sites internacionais especializados definem o conceito com um “animal robótico”, sendo considerado um cavalo sobre rodas. E realmente da para considerar isso, pois temos a sela (assento) e as rédeas (guidão) presentes.

Motoroid, moto inteligente da Yamaha

Motoroid, moto elétrica e inteligente

Ainda analisando as imagens da Motoroid podemos ver que ela deve equipar um conjunto de 3 baterias (ou 6, sendo 3 de cada lado) como se fossem pilhas AA gigantes posicionadas no lugar onde geralmente temos o motor.

Yamaha Motoroid Bateria Elétrica

Também é possível ver que o modelo uma suspensão traseira monochoque, enquanto que a suspensão dianteira não está muito clara. O freio dianteiro é por disco e parece trabalhar com dois pistões, enquanto que o freio traseiro parece utilizar outra tecnologia, como a tambor.

Yamaha Motoroid Freio Dianteiro

O mais interessante desse conceito é saber que a Yamaha está olhando para o futuro. Com essa onda de veículos autônomos que está surgindo e como eles serão utilizados no dia a dia é interessante ver que a Yamaha ainda leva em consideração as ações de um piloto sobre a moto.

Já imaginou ter uma moto capaz de saber a hora certa em que você pretende usá-la para sair de casa e estar lá, pronta e preparada a seu dispor apenas ao ouvir um assobio (ou um comando de celular)?

Yamaha Motoroid Freio Traseiro Yamaha Motoroid Suspensão Yamaha Motoroid Suspensão Traseira