Nova Kawasaki Ninja 400 2019, preço e tudo que há de novo

Kawasaki lança oficialmente a nova Ninja 400 2019 no Brasil com preço sugerido de R$ 23.990,00 na versão ABS. Veja TUDO que há de novo no lançamento!

Ninja 400 2019 Preço no Brasil

Kawasaki lança oficialmente a nova Ninja 400 2019 no Brasil com preço sugerido de R$ 23.990,00 na versão ABS.

Inspirada em conquistas nas pistas e no que há de melhor na Família Ninja, novo modelo se destaca pela relação peso x potência, já que ficou 4 kg mais leve e 9 cv mais potente.

A pequena/média esportiva estará disponível na rede de concessionárias a partir da segunda quinzena de setembro e chegará em duas versões: a ABS e a réplica KRT.

Ninja 400 2019 Preço no Brasil

Nova Ninja 400 2019 no Brasil

Há exatos 10 anos a Kawasaki dava vida a um produto que criaria um novo segmento de mercado. O ícone Ninja passaria a estar disponível para um número maior de consumidores com o lançamento de uma versão de entrada.

Na época, a Ninja 250R não era apenas a única de seu tipo, mas oferecia um interessante pacote para pilotos iniciantes e até aos mais experientes: esportividade no estilo e na performance advinda de uma linhagem mais que consagrada, com uma pegada divertida e amigável.

Em 2012 a Kawasaki atualizou o modelo para a versão de 300, que trouxe na época várias novidades, entre elas a embreagem deslizante, e agora, em 2018, foi a vez da fabricante registrar mais um capítulo dessa história com a novíssima Ninja 400.

Kawasaki Ninja 400 2019 Pista Ação

Como não poderia ser diferente, a 400 cc mantém o estilo esportivo que é assinatura da Família Ninja com uma pilotagem fácil e ao mesmo tempo emocionante, características importantes para uma motocicleta dessa categoria.

O desempenho é superior graças aos novos motor e chassi, trazendo mais potência com menos peso, elevando o nível da categoria. Afinal, agora são 8 kg a menos do que na Ninja 300 (similar ao peso de uma monocilíndrica) com 9 cavalos a mais.

Kawasaki Ninja 400 2019 Verde Lateral

Kawasaki Ninja 400 2019 motor no Brasil

O bicilíndrico de 399 cilindradas é totalmente novo e foi projetado visando evolução na performance, otimização de tamanho/peso e eficiência de consumo.

Houve mudanças no design, incluindo nova admissão de ar, e inúmeros outros esforços para redução de peso, apesar da capacidade cúbica maior.

O resultado é um motor compacto e leve (equivalente a um 250 cc) que apresenta equilíbrio entre performance e controle, oferecendo maior desempenho em todas as faixas de rotações em comparação à Ninja 300, com uma entrega de potência linear e suave e bom torque desde baixas rotações.

Kawasaki Ninja 400 2019

Ninja 400 tem semelhanças com Ninja H2

O novo chassi da Ninja 400 tem design semelhante ao da H2 em estilo supersport. Ou seja, com distância entre eixos mais curta e braço oscilante mais longo, complementado por um ângulo de cáster menor.

Para esse projeto, uma extensa análise de rigidez dinâmica foi realizada pela Kawasaki para alcançar a solidez ideal, mantendo o baixo peso. Esse trabalho resultou em um chassi estável e leve, facilitando o controle durante a pilotagem ou mesmo o manuseio da moto desligada.

Kawasaki Ninja 400 2019

E com novos projetos de motor e chassi foi possível otimizar o posicionamento do propulsor, montando-o como parte da estrutura para aumentar a rigidez do conjunto e reduzir peso.

Mais uma semelhança com a Ninja H2 vem da montagem do braço oscilante, agora fixado à parte traseira do motor. Isso significa maior estabilidade e nova diminuição de peso, já que elimina a necessidade de componentes.

Kawasaki Ninja 400 2019

Ninja 400 2019 tem os maiores discos de freio do Brasil

Outro ponto de destacado pela fabricante no comunicado é que a nova Ninja 400 possui os maiores discos de freio da categoria.

Medindo 310 mm (mesmo tamanho dos utilizados na Ninja ZX-14R), o disco frontal semi-flutuante oferece alto poder de frenagem.

Um novo cilindro mestre do freio dianteiro contribui para melhor controle, enquanto as dimensões e o material da mangueira foram cuidadosamente selecionados, auxiliando o acionamento mais preciso. O ABS usa a mais recente unidade da Nissin, a mais compacta e leve disponível.

Kawasaki Ninja 400 2019

Kawasaki Ninja 400 Design

A Kawasaki reforça que qualquer Ninja já criada sempre impressionou pelo design e a 400 mantém a tradição.

Ostentando um estilo futurista inspirado na Ninja H2 (ainda mais evidente na carenagem frontal e na rabeta), ela apresenta um corpo de aspecto volumoso, dando a impressão de ser uma motocicleta maior. Essa ideia é reforçada pelo acabamento, comparável a motos de maior cilindrada.

Kawasaki Ninja 400 2019

Destaque também para os faróis de aparência mais esguia, em LED (cada um com feixes baixo e alto) altamente visíveis, oferecendo iluminação significativamente maior, o que favorece a segurança.

A Ninja 400 é equipada com o mesmo painel de instrumentos da Ninja 650, mais um reforço da qualidade e do aspecto Premium do novo modelo. De design sofisticado, possui um grande tacômetro ladeado por lâmpadas de advertência em um lado e tela LCD multifuncional no outro.

Kawasaki Ninja 400 2019

Nova Kawasaki Ninja 400 2019 Preço

A nova Kawasaki Ninja 400 estará disponível na rede de concessionárias da marca a partir da segunda quinzena de setembro com Preço Público Sugerido de R$ 23.990,00 (sem frete) para a versão ABS nas cores Lime Green e Metallic Spark Black e de R$ 24.990,00 (sem frete) para a versão Lime Green – KRT Replica, que traz a tradicional cor da Kawasaki e grafismos exclusivos.

Kawasaki Ninja 400 2019 Preta Lateral

Especificações Técnicas

MOTOR

  • O deslocamento de 399 cm³ da Ninja 400 vem de um diâmetro de 70,0 mm e curso de 51,8 mm.
  • Coletor de admissão fornece um caminho mais curto e mais direto para a entrada de ar no cilindro, melhorando a eficiência de enchimento e contribuindo para o aumento da potência do motor, especialmente em altas rotações. Ajuda também no layout do chassi, liberando espaço sob o assento, o que resulta num design que oferece fácil acesso ao solo.
  • Uma caixa de ar maior (5,8 litros conta 4,7 litros da antecessora) e mais alta garante espaço suficiente para o sistema de admissão. Os funis possuem alturas diferentes, contribuindo para a resposta suave do motor, permitindo melhor refinamento da entrega de torque. Esse novo design melhora a eficiência na admissão e elimina ruídos indesejados, permitindo que piloto e passageiro ouçam com mais nitidez a nota de admissão do motor durante a aceleração.
  • Válvula do corpo de borboleta maior (32 mm) ajuda a fluir mais volume de ar, contribuindo para um forte desempenho em altas rotações.
  • Graças ao potencial de uma moderna injeção e à experiência da Kawasaki, os sub-aceleradores usados na antecessora da Ninja 400 puderam ser eliminados, economizando peso na nova versão.
  • Injetores de atomização fina contribuem para a eficiência da combustão. Foram posicionados mais próximos dos dutos de admissão para permitir que borrifem combustível diretamente na câmara de combustão, contribuindo para o aumento da eficiência da queima e uma resposta linear do acelerador.
  • Árvore do comando de válvulas forjada – normalmente vista apenas em motos de maior cilindrada – contribui para a redução de peso, economizando outros 200g.
  • Jatos de óleo arrefecem a parte inferior dos pistões, permitindo um design compacto.
  • O volante do motor mais leve permite uma resposta mais imediata e direta do acelerador. Isso também contribui para a economia de peso.
  • Um sistema de escape simplificado, que traça agora uma linha mais reta e que possui espessura de apenas 0,8 mm, contribui ainda mais para a redução de peso.
  • A nova capa da ventoinha localizada atrás do radiador direciona o ar quente para os lados, ajudando a afastá-lo do piloto, reduzindo assim o desconforto em tráfego pesado. Redirecionar o ar também ajuda a manter o tanque, o chassi e outras partes que entram em contato com o motociclista mais resfriadas.

Design Compacto

  • A realocação de componentes como a corrente de comando ajudou a manter o propulsor mais baixo e a deslocar volume para a frente.
  • O cilindro é inclinado para frente em um ângulo de 20 graus, resultando em um motor mais curto.
  • O projeto revisado do cárter permite um direcionamento mais direto dos tubos de escape, também contribuindo para a economia de peso.
  • O layout do sistema de arrefecimento foi completamente revisado realocando components para economizar peso e reduzir a tubulação externa.
  • As mudanças que contribuem para a redução de peso do motor incluem:
  • Eliminação dos sub-throttles
  • Rota mais simples para o sistema de arrefecimento, com menos líquido
  • Embreagem mais compacta
  • Paredes mais finas do sistema de escape
  • Redução de conexões do escapamento
  • Volante mais leve e virabrequim revisado
  • Comando de válvulas forjado

TRANSMISSÃO E EMBREAGEM

  • As relações de marcha mais próximas promovem trocas suaves.
  • Embreagem assistida deslizante mais compacta (de 139 mm para 125 mm) oferece uma alavanca 20% mais leve.
  • Quando o motor está acelerando normalmente a embreagem funciona com assistência; já quando ocorrer freio-motor excessivo como resultado de reduções de marcha rápidas o efeito deslizante entra em ação, evitando que o pneu traseiro derrape.

CHASSI

  • Com novos motor e chassi, o posicionamento do propulsor pode ser otimizado. O chassi da Ninja 400 agora tem um estilo supersport com entreeixos curto e um braço oscilante longo.
  • Entreeixos mais curto (de 1.405 mm para 1.370 mm) contribui para uma pilotagem leve e fácil.
  • A posição otimizada do pivô do braço oscilante contribui para uma condução realmente derivada de uma superesportiva.
  • Além de contribuir para a redução de peso, o uso do motor como parte estrutural ajuda a obter a rigidez ideal para estabilidade.
  • O design mais leve dos novos motor e chassi, além de grandes esforços para minimizar o peso, resultam em uma Ninja 400 de apenas 164 kg (8 kg a menos que a Ninja 300), ou seja, na mesma faixa de peso de modelos monocilíndricos.
  • Além dos novos motor e quadro, outras mudanças que contribuem para a redução de peso do chassi incluem: Fixação do motor; Entreeixos mais curto; Novo design de roda; Pneus radiais;

SUSPENSÃO

  • Garfo de suspensão de 41 mm mais rígido (antes 37 mm) proporciona uma ação mais eficiente e precisa. A roda dianteira parece realmente “plantada” na trajetória, as mudanças de direção são feitas facilmente.
  • O ângulo de inclinação mais acentuado do cáster contribui para o manuseio leve.
  • Os links revistos e os ajustes da suspensão traseira contribuem para a sensação de condução de alta qualidade.
  • 5 ajustes de pré-carga permitem que o piloto regule a rigidez e o deslocamento para adequar a configuração ao peso corporal ou quando estiver com garupa.

FREIO, RODAS E PNEUS

  • O disco dianteiro semi-flutuante maior (310 mm) tem o mesmo tamanho do utilizado na Ninja ZX-14R.
  • Recém-projetado, o cilindro mestre do freio dianteiro ajuda a eliminar o curso morto, contribuindo para o controle.
  • Na traseira, o disco de 220 mm é acionado por uma pinça com dois pistões maiores (de 25,4 mm para 27 mm).
  • As dimensões e o material da mangueira de freio foram cuidadosamente selecionados para oferecer precisão e uma sensação mais direta.
  • Rodas de cinco pontas semelhantes às da Ninja 650 contribuem para o baixo peso, enquanto a rigidez lateral otimizada beneficia o manuseio, aumentando a estabilidade nas curvas.
  • Pneus radiais oferecem leveza, excelente aderência e colaboram para o manejo ágil e o conforto na pilotagem. Além disso, o pneu traseiro de 150 mm contribui para o design mais imponente.

ERGONOMIA

  • A carenagem de maior volume da Ninja 400 oferece excelente proteção contra o vento, contribuindo ainda mais para o conforto na estrada. Mas em vez de bloquear completamente o vento, a carenagem promove um fluxo de ar constante em torno do piloto. O design também ajuda a extrair ar quente para fora do compartimento do motor.
  • Os comandos do guidão estão posicionados mais próximos do que na Ninja 300, contribuindo para o conforto.
  • O tanque de combustível é mais estreito onde ficam posicionadas as pernas do piloto, proporcionando bom contato com a moto.
  • A altura do assento é a mesma da Ninja 300, mas graças ao design estreito está mais fácil para os pés do motociclista alcançarem o solo.
  • As pedaleiras estão posicionadas ligeiramente mais à frente, colaborando para uma posição de pilotagem confortável, e estão fora do caminho quando o motociclista quiser colocar os pés no chão.

 ESTILO

  • O corpo mais volumoso da Ninja 400 a faz ter a aparência de uma moto de maior cilindrada, enquanto o design da nova carenagem frontal reflete o aspecto de desempenho esportivo da moto e a identifica instantaneamente como autêntica Kawasaki.
  • Spoilers na parte inferior da carenagem dianteira foram inspirados na Ninja H2 e na Ninja ZX-10R.
  • Os espelhos com novos suportes estão posicionados mais afastados, oferecendo maior campo de visão.
  • As luzes de direção dianteiras são embutidas, para uma aparência elegante e unificada.
  • O compacto design do pára-lama dianteiro, assim como o tanque de combustível mais inclinado à frente, adicionam esportividade ao visual da Ninja 400.
  • A rabeta apresenta o mesmo estilo da Ninja H2, com luzes de direção mais afiladas. O design da lanterna em LED vem da Ninja ZX-10R.

PAINEL

  • O painel conta com tela de LCD em display negativo que, além do velocímetro digital e do indicador de marcha, inclui as seguintes funções: hodômetros total e dois parciais, autonomia restante, consumos médio e instantâneo, temperatura externa, temperatura do líquido de arrefecimento, relógio e indicador de pilotagem econômica.
  • O cuidado no cabeamento dos fios resulta em uma área de painel clean e sem interferências.

ALGUNS RECURSOS DE CONVENIÊNCIA

  • O assento dianteiro pode ser facilmente removido puxando um cabo localizado sob o banco traseiro, facilitando o acesso à bateria.
  • O espaço de armazenamento sob o banco tem dois níveis para um uso mais eficiente do local, suficientemente grande para acomodar uma trava de segurança em “U”.
  • Pontos de fixação nos suportes de pedaleira traseiros e na parte de baixo da rabeta facilitam a amarração da bagagem.

Kawasaki Ninja 400 2019


4 comentários em “Nova Kawasaki Ninja 400 2019, preço e tudo que há de novo

    1. Fala Herbert! Qual a melhor não sei, mas se quiser confiança vai na 500R e se quiser mais agressividade e esportividade vai de Ninja 400. Se eu tivesse que escolher, acho que iria de Ninja 400. Se for pra ver no conforto, daria pra ir de 500R.

    1. Fala @yuricalmon:disqus blz? Cara, não conseguimos traçar um paralelo com a XRE 300 e Ninja 400, porque são duas propostas diferentes. O paralelo ideal seria com a 500R (R$ 25 mil)… Mas entendemos sua colocação, abraço!

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