Nova Yamaha R3 2022 lançada no Brasil

Nova Yamaha R3 2022 é lançada no país trazendo uma novidade que a deixou mais esportiva. Veja o que mudou.

YamahaR3-2022-07

Sendo considerada a Supersport para todos os dias, Yamaha R3 2022 chega com um novo estilo para o mercado nacional.

Advertisement

Modelo está em sua segunda geração e aposta no motor de 321 cilindradas e DNA da família R da marca, que conta com motos como as R1 e R6, para se firmar como a porta de entrada para o mundo das esportivas.

Para o Brasil, a YZF-R3 2022 traz novo grafismo e uma cor exclusiva que deixa a pequena esportiva ainda mais agressiva.

YamahaR3-2022-01

Nova Yamaha R3 2022

Passando por uma boa renovação em 2019, a nova R3 trouxe para o mercado de entrada uma enorme lista de mudanças que vão desde os novos faróis, passam pelo novo tanque de combustível e chegaram até no painel com Shift Light e suspensão dianteira do tipo invertida.

Na parte frente teve o conjunto ótico renovado com bolha redesenhada, faróis em LED e um duto de ar central inspirado na YZF-M1 de Valentino Rossi que direciona o fluxo de ar para o radiador, melhorando o resfriamento do motor.

A Yamaha informa que toda a carenagem foi desenvolvida com a mais alta tecnologia em túnel de vento, oferecendo bom desempenho aerodinâmico, reduzindo a turbulência ao redor da área do capacete do piloto.

Esse aspecto rendeu um ganho de até 8 km/h na sua velocidade final em relação a geração anterior da YZF-R3.

YamahaR3-2022-02

YZF-R3 Ergonomia

Se juntando a mudança na carenagem dianteira está o tanque de combustível. Com altura reduzida em 20 mm e largura aumentada em pouco mais de 31 mm, o novo tanque melhora a aerodinâmica permitindo que o piloto fique mais “abraçado” na moto, reduzindo o arrasto do ar.

Confirmando essa posição levemente mais agressiva e esportiva quando do lançamento da nova geração da Yamaha R3 temos a altura do guidão reduzida em 22 mm.

Para completar, a mesa aonde o guidão está instalado foi inteiramente redesenhada, ficando mais moderna e leve. Seu visual é similar a mesma mesa da YZF-M1 utilizada no MotoGP.

YamahaR3-2022-03

Yamaha R3 2022 Motor e potência

Mesmo quando lançada em nova geração, o motor da Yamaha R3 foi mantido o mesmo para o Brasil. Aliás, esse motor equipa as motos que são usadas na Yamaha R3 Cup do Superbike Brasil.

Sendo um bicilíndrico em linha de 321 cilindradas com duplo comando, 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica, ele é capaz de capaz de gerar potência máxima de 42 cv a 10.750 rpm e em torque de 3,02 Kgf.m aos 9.000 grios.

Nele, os pistões em alumínio são forjados (similar aos utilizados em motos de competição) e o cilindro utiliza tecnologia DiASil Yamaha, uma liga de Alumínio e Silício que proporciona menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho em performance.

YamahaR3-2022-04

YZF-R3 2022 Painel de Instrumentos

Na parte de tecnologia, digamos assim, a última geração da R3 lançada no Brasil há dois anos trouxe um novo painel de instrumentos. Totalmente digital, com caracteres grandes e luzes indicadoras reposicionadas, esse painel possui um ótimo contraste.

Como todo bom painel de instrumentos, ele traz todas as informações básicas e até indicador de troca de óleo e temperatura do líquido de arrefecimento, mas um item chama atenção: a Shift Lighti! Luz indicadora para troca ideal de marchas em pilotagem esportiva.

Essa luz pode ser ajustada facilmente de acordo com a preferência do piloto, seja no nível de luminosidade (com três opções), na forma de acendimento (intermitente ou fixa), ou na rotação desejável (a partir dos 7.000 rpm).

YamahaR3-2022-05

Yamaha R3 Suspensão Invertida

Já que a R3 é uma moto que realmente inspira à esportivas maiores, uma suspensão dianteira invertida não poderia faltar. Nesse caso, o modele traz garfo com amortecedores invertidos do tipo USD (Up Side Down) com 130 mm de curso.

A maior vantagem da suspensão dianteira invertida está em sua capacidade de oferecer maior controle e estabilidade na pilotagem. Em função da maior rigidez do conjunto, este tipo de suspensão é mais resistente a torções, principalmente em curvas e nas frenagens.

Na traseira a suspensão utiliza o sistema do tipo Monocross, com balança assimétrica em aço, amortecedor único com sete regulagens na pré-carga da mola e curso de 125 mm.

YamahaR3-2022-06

Yamaha R3 2022 Preço e versões

Para o Brasil a Yamaha lança a R3 2022 trazendo apenas uma nova cor. Chamada de Yamaha YZF-R3 Metallic Cyan, a nova R3 apresenta um grafismo mais agressivo e a cor Verde Metálica predominante sendo combinada com rodas e detalhes em laranja.

A conhecida versão Yamaha R3 Racing Blue, ou Azul Metálico, foi mantida para esse ano. A cor vermelha sai de linha e o modelo Yamaha R3 Monster Energy MotoGP Edition, em tom de Preto Metálico e adesivos exclusivos, foi mantido.

A nova Yamaha R3 2022 tem preço sugerido de R$ 27.790,00 para as cores Azul e Verde metálicos e de R$ 28.290,00 para a edição exclusica R3 Monster Energy.

YamahaR3-2022-07

YamahaR3-2022-08

Advertisement

2 respostas em “Nova Yamaha R3 2022 lançada no Brasil

  1. Achei a cor maravilhosa.
    Isso que chamamos de fator subjetivo.
    O que seria do azul se todos gostassem do vermelho.
    Eu jamais compraria a versão Monster, pois não gosto daquela combinação de cores.
    Já esta nova versão em verde com rodas laranja, combina com a proposta esportiva da moto.
    Fará sucesso com certeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *