Atenção para a hora certa de trocar seu capacete

Muitos motociclistas ficam em dúvidas se ultrapassar o prazo de uso de três anos inseridos em alguns capacetes por iniciativa dos fabricantes, é motivo para ser autuado.

Atencao para a hora certa de trocar seu capacete

Hoje em dia, quem é motociclista precisa ter duas preocupações em mente: sua segurança e sua adequação às normas vigentes da legislação de trânsito, para não ser autuado.

Advertisement

Uma questão que gera muitas dúvidas é o prazo de validade do capacete. Muitos motociclistas ficam em dúvidas se ultrapassar o prazo de uso de três anos inseridos em alguns capacetes por iniciativa dos fabricantes, é motivo para ser autuado. A resposta certa seria não. Não há no nosso Código de Trânsito brasileiro nenhuma menção ao prazo de validade para capacete de moto, isso porque ele não se trata de um produto perecível. Sendo assim, a etiqueta é apenas uma sugestão.

Atencao para a hora certa de trocar seu capacete

Capacete tem prazo de validade?

Porém, existe sim o risco de ser autuado pelos órgãos fiscalizadores de trânsito quando o capacete apresenta avarias ou danos que identifiquem a sua inadequação para o uso. Por isso, o primeiro sinal para realizar a troca é este, caso seu capacete tenha sofrido quedas e apresente rachaduras, realize a troca dele com urgência.

Além disso, é recomendável que seu capacete seja trocado quando o enchimento interno não esteja mais firme e ele esteja literalmente “girando” na sua cabeça, ou quando não apresente peças originais, sem contar que é imprescindível que ele possua o selo do INMETRO, caso não tenha, a troca precisa ser feita imediatamente, pois além do risco de atuação, a sua segurança também corre risco.

Atencao para a hora certa de trocar seu capacete

Leis de trânsito não dão prazo de validade para capacete

Há diversos tipos de capacetes, os fechados, híbridos, os abertos e até os irregulares “coquinhos” (saiba mais), mas o que importa mesmo é garantir a sua segurança e a de seu companheiro enquanto estão trafegando com sua motocicleta, por isso sempre usem capacetes adequados e que não apresentem nenhuma irregularidade.

A lei de trânsito brasileira obriga que o condutor e o garupa devem estar equipados com seus respectivos capacetes enquanto estiverem circulando de moto e que os mesmos não podem conter rachaduras ou falhas críticas, porém, não especifica uma data exata para troca do mesmo.

Então se você notou algo errado e que já está passando da hora de realizar a troca do seu, a Moto10, uma empresa parceira do Motorede, ajuda você a encontrar o capacete certo.

 

Advertisement



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *