Buzina da moto: quando é proibido e quando deve ser usada?

Lei da Buzina! Quando é proibido e quando é permitido usar a buzina da moto? Você sabia que existe regras para o nível do som emitido? Descubra tudo sobre a regulamentação da buzina no trânsito.

lei-buzina-moto-03

A buzina foi criada em 1910 e até hoje se mantém como um importante equipamento dos veículos modernos, mas você sabe quando ela deve ser usada? E quando é proibido?

Advertisement

Sendo produzida de algumas formas, a buzina das motocicletas é muito usada para cumprimentar aquele velho amigo avistado pelo caminho, porém, seu principal uso deve ser um sinal de alerta para evitar algum acidente de trânsito.

Você sabia que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), só existem duas situações em que é permitido usar a buzina da moto? E além disso, a buzina só pode ser acionada de uma forma bem específica: “em toques breves”; como diz o CTB.

lei-buzina-moto-01

Quando é proibido usar a buzina da moto?

Pode parecer que não existe regulamentação, porém, o artigo 277 do Código de Trânsito Brasileiro define algumas situações onde é proibido usar a buzina da moto. A proibição vai desde locais específicos e chega até a forma como ela é acionada.

Sendo passível de multa, é proibido usar a buzina da moto quando:

  • Acionada de forma prolongada e sem pretexto
  • Em situações que não sejam para advertência aos outros condutores ou pedestres
  • Em áreas proibidas sinalizadas por placas de trânsito, como hospitais
  • Em horário específico das 22:00 as 06:00
  • Em desacordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito
  • E com a frequência de emissão de som inadequada de acordo com o Contran

Sobre essa última regulamentação, da frequência (som) emitida pela buzina, a resolução 764 do Contran, publicada em 2018, estipula os limites mínimos e máximos do volume da buzina em no mínimo 87 dB (decibéis) e no máximo 112 dB.

Por isso é muito importante manter a buzina da sua moto bem regulada, mas você sabe como fazer isso? Publicamos uma matéria e um vídeo (assista acima) desenvolvido em parceria com a Riffel Moto Peças aonde mostramos o passo a passo para regular o som da buzina da moto.

Garantindo que a buzina esteja bem fixada na motocicleta, é possível controlar o seu timbre, aumentando ou diminuindo a intensidade, apenas girando um parafuso, como é mostrado no vídeo.

lei-buzina-moto-02

No caso da buzina de moto Riffel, é possível ajustar a intensidade do som girando o pequeno parafuso fixado na sua parte traseira. Para aumentar basta girá-lo no sentido anti-horário e, caso fique muito barulhenta, para diminuir a intensidade é só girar esse mesmo parafuso no sentido horário.

Ainda falando sobre o som da buzina, existem mais algumas regras que se enquadram nos padrões estabelecidos, como:

  • não pode emitir som similar ao de sirenes
  • não pode simular sons de animais
  • não pode emitir trechos de músicas
  • e precisa ter som uniforme e contínuo

lei-buzina-moto-03

Quando é permitido usar a buzina da moto?

Assim como existem regras que regulamentam e proíbem o uso da buzina em ocasiões específicas também existe regulamentação para indicar o uso correto da buzina. E esse conjunto de regras é bem mais simples.

O artigo 41 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) traz as normas gerais de circulação e condução nos dizendo quando é permitido usar a buzina da moto, segue:

  • O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações:
  • I – para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes;
  • II – fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.

Como podemos ver, segundo o artigo, é obrigatório o acionamento da buzina com toque breve. Ou seja, nada de “enfiar” o dedo na buzina por muito tempo. E as situações de quando se deve usar a buzina da moto podem variar, desde uma advertência para ultrapassagem até em casos de algum animal tentar invadir a pista.

lei-buzina-moto-04

Como instalar a Buzina de moto?

Itens de segurança importantíssimos e responsáveis por “posicionar” a moto no meio do trânsito, a instalação inadequada da buzina na moto pode impedir seu funcionamento correto.

As buzinas Riffel, por exemplo, são compatíveis com os principais modelos de motocicletas de baixa e média cilindrada, podendo até serem consideradas buzinas universais que encaixam em quase todas as motos.

Elas possuem haste dupla e ajustável para garantir melhor fixação e maior durabilidade, além de também possuírem som claro e potente para as situações de alerta no trânsito. No vídeo mostramos como instalar a buzina na moto.

Advertisement

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *