Cai Bem? Nova KTM RC 390 cairia bem no Brasil?

Totalmente renovada, a KTM RC 390 2022 chega em breve na Europa e com um pacote de causar inveja nas rivais.

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O modelo ganhou ajustes na estética e o motor foi agora adaptado para as mais recentes normas de regulação de emissões Euro5.

Aqui no Brasil a esportiva não está no catálogo de produtos da marca austríaca. Então vamos dar uma olhada no que a fabricante tem lá fora.

KTM RC 390 tem visual de moto “Grad Prix”

As novas cores são o primeiro destaque que salta aos olhos na KTM RC 390 2022. O modelo chega com uma gama cromática, variando entre o laranja-azul ou o totalmente laranja.

Mas o visual diferente não ficou a cargo somente das cores. A RC 390 abandonou o farol duplo na dianteira e agora tem uma lente única, com tecnologia Full-LED. A novidade promete uma melhor aerodinâmica.

Nesse quesito, utilizando-se da simulação CFD (dinâmica de fluidos computacional) para otimizar o projeto, outras questões foram melhoradas. Como por exemplo a proteção contra o vento e a gestão do calor vindo do motor . Agora uma nova combinação de painéis desviam o ar quente do propulsor para fora da carroceria e longe do ciclista.

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O resultado geral da RC 390 foi uma motocicleta com um apelo visual totalmente ligado a modelos de corrida dos Grandes Prêmios. Mas mais do que isso, a moto adota soluções utilizadas nas pistas e teve atualizações de ergonomia também. Confere só!

Conjunto requintado

Ainda conferindo externamente o novo modelo, é possível ver que sua traseira foi reduzida, deixando o sobre-chassi com uma noção de mais leveza. E realmente a moto está mais leve, já que a nova base multitubular reduziu o peso em 1,5 kg. Agora são 155 kg em peso seco total, segundo a fabricante.

A ergonomia também foi melhorada e ganhou ênfase no trabalho de busca para uma melhor condução. Com isso, cuidados como na área central estreitada da moto visaram permitir um melhor ajuste dos joelhos e nos pedais, que avançaram alguns centímetros.

Para os condutores, isso permite uma melhora na hora de guiar e mais agilidade para passar por circuitos ou passagens com mais destreza. Para isso, ajustes no desenho do tanque de combustível também foram feitos. No entanto, o reservatório aumentou sua capacidade, para ter agora 13,7 litros.

KTM RC 390 motorização 

Na parte mecânica, a KTM RC 390 segue movida pelo motor monocilíndrico de 373 cc. Mas agora a usina foi preparada para atender as exigências do Euro 5. No propulsor refrigerado a água foram mantidos os mesmos 42,9 cv de potência a 9.000 rpm

. No entanto,  houve o ganho de 0,10 kgfm adicional de torque, com isso agora são  3,77 kgfm a 7.000 rpm.

A KTM também modernizou seu sistema de admissão, dotando uma caixa de filtro de ar 40% maior. Junto a isso, a RC 390 recebeu novos mapas de motor e a implementação do quickshifter plus.

O sistema de escapamento, novo e mais eficiente, teve o design vindo da RC16 da MotoGP. Ele possui coletores de aço inoxidável e um silenciador de alumínio. Resultado bonito visualmente e que também produz um som mais agradável.

As suspensões foram renovadas com molas WP ajustáveis. O garfo dianteiro agora apresenta um cartucho aberto ajustável WP APEX, com 30 cliques de ajuste para compressão. Na parte traseira vemos um monoshock WP APEX ajustável. Já as rodas ganharam nova construção com um aro mais leve, o seu peso foi reduzido em 3,4 kg em relação à geração anterior.

Segurando o conjunto, temos um disco de freio dianteiro de 320 mm e uma pinça Bybre de 4 pistões. Na traseira a pinça é fixa de pistão único, com um tamanho de 230 mm. Atuando junto, foi escolhido um novo sistema ABS, que traz a opção Supermoto e ABS em curva.

KTM RC 390 2022 preço

A KTM RC 390 2022 chega às concessionárias estrangeiras em março do próximo ano, com preço partindo dos 5.799 dólares (cerca de mais de R$ 31 mil em conversão direta). Lá fora, o modelo enfrenta rivais como a japonesa Kawasaki Ninja 400.

Aqui no Brasil não temos a previsão de chegada, já que atualmente a RC não faz parte da lista de motos da KTM no país. No mercado nacional contamos com a versão naked, a 390 DUKE, que parte dos R$ 35.990. Mas e aí, gostariam de ver também a super-carenada?

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