Para-brisa inteligente Samsung Smart Windshield

Apresentado pela empresa coreana, conceito Samsung Smart Windshield é um para-brisa inteligente que foi desenvolvido pela marca de tecnologia para oferecer conectividade ao motociclista. Confira!

Apresentado pela empresa coreana, conceito Samsung Smart Windshield é um para-brisa inteligente que foi desenvolvido pela marca de tecnologia para oferecer conectividade ao motociclista. Confira!

Advertisement

A ansiedade para saber quem está te ligando enquanto você pilota ou aquele GPS adaptado no guidão da moto podem estar com os dias contados, caso o conceito apresentado pela Samsung nos últimos dias chegue ao mercado e se torne um padrão para motos mais inteligentes e que trarão mais conforto e praticidade aos seus pilotos.

Samsung Smart Windshield - o para-brisa conectado 1

Smart Windshield o para-brisas inteligente para motos

Apresentado como conceito pela empresa coreana, o Samsung Smart Windshield é um para-brisa inteligente criado tanto para motocicletas quanto para scooters. Ele ainda está em forma conceitual e foi demonstrado ao mundo na Itália, sendo desenvolvido e instalado com base no Yamaha Tricity 125 (mais sobre o scooter), scooter de três rodas da montadora japonesa, que também apoia o projeto da Samsung.

Segundo a empresa, o Samsung Smart Windshield se conecta ao smartphone do piloto por meio de um aplicativo exclusivo, trazendo uma segunda tela de LCD incorporada ao corpo do para-brisa. Nessa tela serão apresentadas informações de chamadas, mensagens de Whatsapp, SMS, e-mails e outras notificações do celular, permitindo que o motociclista se mantenha conectado sem ter que precisar tirar as mãos do guidão ou sem deixar de prestar atenção no que ocorre ao seu redor, como o trânsito.

Samsung Smart Windshield - o para-brisa conectado 2

Motivação do Samsung Smart Windshield

Estando posicionado dentro do campo de visão, a tela digital também informará quem está ligando, permitindo que o piloto opte por parar para atender a ligação ou também que responda com uma mensagem automática, informando que está pilotando e que irá retornar assim que possível.

Segundo a empresa coreana, o para-brisa inteligente Samsung Smart Windshield teve seu desenvolvimento motivado por uma pesquisa recente do ISTAT (Departamento Italiano de Estatística), onde ficou demonstrado que 24% dos jovens italianos, de idades entre 19 e 24 anos, declararam utilizar seus celulares enquanto pilotavam suas motos.

Isso também é observador aqui no Brasil. Quem nunca viu um motociclista que parecia estar falando sozinho, mas ao se olhar mais de perto era possível observar que havia um telefone enfiado entre o capacete e a orelha.

Samsung Smart Windshield - o para-brisa conectado 3

O principal objetivo do para-brisa inteligente é reduzir o número de distrações durante a pilotagem, o que auxiliará a evitar acidentes, garantindo que o piloto tenha sua atenção focada em pilotar, não necessitando tirar seu smartphone do bolso para visualizar quem está falando com ele e decidir se precisa ou não parar sua moto para responder.

Samsung Smart Windshield - o para-brisa conectado 4

Previsão de chegada do Samsung Smart Windshield

Apesar de estar pronto para ser usado e apresentar um visual bastante comercial, a empresa destaca que o Samsung Smart Windshield ainda não possui previsão de comercialização.

Ele já parece se encontrar próximo da fase final de produção, podendo ser instalado em outros modelos de motos e scooters que permitam o uso de um para-brisa, oferecendo conectividade às motocicletas, mas a fabricante não confirma seu lançamento.

Advertisement



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *