Nova MT-03 chega ao Brasil: veja as 7 mudanças

Nova geração da MT-03 2021 chega oficialmente no Brasil com atualizações e preço sugerido de R$ 25,5 mil. As mudanças justificam o novo valor? Veja!

mt03-2021-brasil-00

A Yamaha acaba de lançar a nova geração da MT-03 2021 oficialmente no Brasil e o modelo traz diversas mudanças em relação a versão anterior.

Advertisement

Vou trazer para vocês detalhadamente cada uma dessas atualizações, que são: novo conjunto ótico frontal, novas entradas de ar, novo tanque de combustível, novo painel, Shift Light, suspensão dianteira invertida e, claro, seu preço.

Com aproximadamente um ano entre o lançamento no mercado internacional e a chegada ao Brasil, com essas mudanças a MT-03 vai continuar sendo a líder no seu segmento?

mt03-2021-brasil-01

Nova MT-03 2021 chega ao Brasil: veja as 7 mudanças

      1. 01 Conjunto Ótico Frontal
      2. 02 Novas Entradas de ar
      3. 03 Novo tanque de combustível
      4. 04 Novo painel digital
      5. 05 Shift Light
      6. 06 Suspensão Dianteira Invertida
      7. 07 Preço

mt03-2021-brasil-00

01 MT-03 Novo Farol

E vamos começar falando direto dele, o polêmico, o diferenciado, o futurista e, por que não, o alienígena novo conjunto ótico frontal que foi equipado na MT-03 2021 daqui.

Sai o tradicional farol de lâmpada comum que era formado por uma peça inteira e entra um conjunto mais moderno e dividido em duas pequenas luzes de posição mais acima, imitando os olhos de um predador, e um globo central mais abaixo como farol principal, tudo iluminado por LEDs.

Esse estilo foi herdado da sua irmã maior, a MT-09, que inclusive já temos a venda no Brasil.

mt03-2021-brasil-02

02 MT-03 Novas Entradas de Ar

Utilizando o que a Yamaha chama de conceito Steel Bull (ou, Touro de Aço em tradução livre), nós temos as novas entradas de ar.

Elas são extremamente anguladas e contam com um novo encaixe no tanque de combustível, dando aparência mais sofisticada e moderna. Em comparação com a geração anterior da MT-03, as entradas de ar agora possuem uma abertura maior e estão posicionadas mais para cima e para frente.

Anexo a elas também estão as pequenas proteções laterais do radiador, um pouco mais estr eitas e compridas, fazendo encaixe com as entradas de ar.

mt03-2021-brasil-03

03 Novo Tanque de Combustível

Ainda abusando desse conceito Touro de Aço, onde a ideia é exaltar o volume na dianteira, deixando a moto mais ‘musculosa’, a Yamaha equipou a MT-03 2021 aqui do Brasil com um tanque de combustível totalmente novo.

mt03-2021-brasil-04

Comparando com a versão anterior conseguimos perceber que os tanques dos dois modelos realmente são bem diferentes. O novo modelo parece maior.

O fato é que a Yamaha aumentou a largura do tanque para a nova versão em pouco mais de 3 cm (31,4 mm) e reduziu sua altura em 20 mm, ou seja, 2 cm. Tudo isso foi feito sem mexer em nada na sua capacidade total, mantendo o máximo de 14 litros de combustível.

A marca destaca que, além do apelo visual, essas alterações foram feitas pensando na ergonomia e que elas contribuem para um melhor encaixe das pernas do piloto, aumentando seu apoio durante as curvas.

mt03-2021-brasil-05

04 MT-03 Novo Painel Digital

Mais uma grande alteração na nova geração da moto de entrada para a família MT no Brasil está no painel de instrumentos. E aqui eu já vi bastante debate entre a mistura do digital com analógico do modelo anterior e essa nova versão totalmente digital. Qual você escolhe?

Esse novo painel já é “velho conhecido” da gente pois é o mesmo que foi equipado ano passado na R3 daqui.

Totalmente digital, ele é uma boa tela de LCD com conta-giros digital na parte superior, indicador de marcha engata na esquerda e velocímetro na direita, além das demais informações como nível de combustível, hodômetro e até indicador de troca de óleo.

mt03-2021-brasil-06

E aí, prefere essa versão totalmente digital ou a versão anterior, que mistura um pouco dos dois mundos?

mt03-2021-brasil-07

05 MT-03 Shift Light

Ainda seguindo nessa região, outra alteração interessante que chegou com o novo painel é a chamada “Shift Light”, algo feito para a galera que costuma usar a MT-03 na pista, em track-days e coisas do tipo.

Comum em motos de caráter esportivo, essa é uma luz que indica que rotação ideal (ou a pré-configurada) para troca de marcha chegou. Ou seja, quando a luzinha ao lado do painel piscar, é hora de subir marcha.

Na nova MT-03 ela possui 3 tipos de ajustes que podem ser configurados de acordo com o gosto do piloto, são: Em qual rotação a luz deve acender (disponível a partir dos 7.000 rpm), no nível de luminosidade (com três opções) e na forma como ela acenderá (intermitente ou fixa).

mt03-2021-brasil-08

06 MT-03 Suspensão Dianteira Invertida

Mas a principal atualização técnica dessa repaginada na MT-03 para o Brasil com certeza é a nova suspensão dianteira. Agora ela traz garfos do tipo Upside Down assim como sua irmã carenada trouxe ano passado. Aliás, já assistiu nosso vídeo testando a R3? Veja aqui embaixo:

Com tubos de 37 mm de largura e 130 mm de curso, essa suspensão dianteira invertida é responsável por oferecer maior controle e estabilidade na moto, principalmente em pilotagens mais agressivas.

mt03-2021-brasil-09

Por ser um conjunto mais rígido, ela também é mais resistente a torções, o que garante um pouco mais de esportividade nas entradas de curvas, frenagens extremas e nas mudanças rápidas de direção.

Já na traseira, a suspensão mantem a mesma configuração com amortecedor único com sete regulagens na pré-carga da mola e curso de 125mm. Porém, segundo informações, ela passou por revisão para entregar uma resposta melhorada.

mt03-2021-brasil-10

07 MT-03 2021 Preço

E a sétima mudança, claro, está no preço oficial divulgado pela Yamaha.

Estando disponível nas três opções de cores cinza fosco, azul metálico e preto metálico, a nova MT-03 2021 tem preço sugerido de R$ 25.490,00 mais frete.

Com todas as atualizações, esse valor é apenas R$ 850 mais caro que o último preço da geração anterior vendida por aqui (R$ 24.634). Agora, se formos comparar com o preço anunciando no início de 2019 (R$ 21.990), quando a MT-03 2020 foi lançada aqui, a diferença é bem maior, chegando aos R$ 3.500,00.

Em nosso canal no Youtube publicamos um vídeo completo mostrando todos esses detalhes, assista acima. Nele também respondemos diversas dúvidas, como: As alterações justificam o novo preço? O motor é o mesmo? O que a nova suspensão traz de benefício? Entre outras…

Advertisement



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *