Home » Acima de 600cc » TMC Dumont a moto brasileira com motor de avião e 300cv de potência

TMC Dumont a moto brasileira com motor de avião e 300cv de potência


27 mar 2018 0 Comentários

Totalmente desenvolvida e projetada pelo brasileiro Tarso Marques e toda sua equipe da Tarso Marques Concept (TMC), a Dumont tem motor de avião, rodas de 36 polegadas e foi a campeã do Daytona Bike Week, o evento de customização mais importante do mundo.

Elementos não faltam para defini-la como um projeto vindo de um futuro incomum. As rodas de 36 polegadas totalmente vazadas, os pneus de perfil baixíssimo e o motor aeronáutico Rolls-Royce Continental V6 da década de 1960 nos fazem perguntar: Essa moto anda?

A resposta é: com certeza! Com seus 300 cavalos de potência, a TMC Dumont não só anda, mas chama atenção por qualquer lugar que passa. Seja pelo seu sofisticado design ou pelo grosseiro ronco de avião do seu motor, ouça abaixo:

Vídeo TMC Dumont

Claro que um projeto desse tipo, totalmente criado e desenvolvido no Brasil, e com motor de um avião não poderia ter recebido um nome melhor, TMC Dumont.

O TMC, claro, é a sigla do grupo Tarso Marques Concept. Já o Dumont, é uma homenagem ao pai da aviação nacional, o brasileiro Alberto Santos Dumont. A homenagem perfeita.

Esse projeto foi responsável pelo 6º título de Tarso Marques no Daytona Bike Week, evento com 77 anos de tradição e reconhecimento mundial, que reúne sempre os maiores fabricantes e customizadores do mundo nas ruas da famosa praia americana, Daytona Beach, na Flórida.

Moto com motor avião TMC Dumont

TMC Dumont é 100% brasileira

Como a própria TMC define, é muito mais fácil olhar para a Dumont o que tentar descrevê-la. E isso é um fato. Seu visual é tão futurista e fora do convencional que parece uma escultura ou algum projeto utilizado em filmes de heróis ou ficção científica.

O que mais nos chamou atenção e gerou muitas dúvidas ao primeiro olhar é imaginar como essa motocicleta anda. Suas rodas totalmente vazadas com pneus finíssimos nos fazem questionar como o gigante motor V6 é sustentado.

Para Tarso Marques, a TMC Dumont foi um dos maiores desafios de sua carreira, uma vez que o conjunto mecânico e toda a parte ciclística tiveram início sem qualquer ponto de referência. Tudo foi pensado e desenvolvido no Brasil dentro da oficina da TMC, em São Paulo.

Moto com motor avião TMC Dumont

“É um projeto especial com o qual já venho sonhando há, pelo menos, 15 anos. Não o desenvolvi antes pois era muito difícil de concretizá-lo sem auxilio tecnológico de parceiros de fora. E eu queria que este fosse um projeto 100% brasileiro. Sem qualquer fornecedor estrangeiro. Tudo nela foi desenvolvido e fabricado no Brasil, da pintura repleta de areografia à usinagem das rodas e chassi.”, conta Tarso Marques.

O primeiro passo para seu desenvolvimento foi capacitar a equipe e as instalações da TMC Concept no mesmo nível das melhores oficinas do mundo. Para isso, Tarso não poupou investimentos e buscou os maquinários mais modernos disponíveis no mercado.

Tudo com objetivo de dar vida ao seu projeto mais ousado e inovador até então. Para esta empreitada, o empresário diz que precisou de muita mão de obra.

Moto com motor avião TMC Dumont

Motocicleta com motor de avião

Uma das partes mais complexas do projeto, que foi desenvolvido do zero, está relacionada ao seu motor de avião. Tarso Marque teve que abrir o motor inteiro e praticamente refazê-lo por um todo.

Como em aviação todos os sistemas são redundantes e mais complexos, refazer todo o motor e padronizá-lo para rodar de forma mais simples em uma motocicleta demandou mais tempo.

A refrigeração do motor, bomba de combustível e até usinagem de algumas peças específicas tiveram que ser feitas. A parte de transmissão do tipo CVT utilizada, por exemplo, teve que ser desenvolvida pela própria TMC, desde o projeto até a fabricação.

Moto com motor avião TMC Dumont

Mais um destaque dessa conceitual motocicleta é seu conjunto de rodas. Segundo Tarso Marques, estas são as maiores rodas do mundo já fabricadas para uma motocicleta, com 36 polegadas de diâmetro, praticamente 1,5 metros de altura.

Outro detalhe importante está no fato de elas serem totalmente vazadas, sem aros ou cubo central. Ficam fixadas em uma seção inferior de forma sutil, para que a ideia de que o modelo rode “flutuando” fique evidenciada.

A ausência de bengala para fixação da suspensão e roda traseira, assim como do garfo dianteiro, também para fixação da suspensão, guidão e roda dianteira são outros itens que impressionaram os gringos durante sua apresentação.

Moto com motor avião TMC Dumont

TMC Dumont, levando o Brasil ao topo

Para Tarso Marques, já bastante acostumado com projetos totalmente exclusivos, a TMC Dumont representou não apenas a concretização de um sonho. Mais do que isso, o objetivo foi levar o nome do Brasil à frente.

“O modelo é inovador e representa fielmente agora a capacidade que nosso país tem em concretizar projetos únicos. O motor de avião, o visual futurista e até o guidão e painel inspirados na aerodinâmica dos aviões, fizeram com que este projeto da TMC Dumont homenageasse um brasileiro visionário: Alberto Santos Dumont” diz Tarso Marques.

“Minha maior motivação foi mostrar para os americanos a nossa capacidade de criação e inovação com um projeto 100% nacional. E acho que esses troféus respondem bem essa dúvida e comprovam que, não apenas tivemos sucesso, mas que o sonho valeu a pena”, finaliza.

Moto com motor avião TMC Dumont Moto com motor avião TMC Dumont



Deixe uma resposta